Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A ideia de governança educacional multiescalar e a experiência do IFCE no Ceará

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Espanhol

10.14244/198271992364

ISSN

1982-7199

Autores

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Odilon Monteiro da Silva Neto,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Abstract Starting from the perspective of the multi-scalar evaluation, it has entered the process of the expansion of the Federal Network of Professional and Technological Education in Ceara, Brazil, implemented by the IFCE. The experience in question is in direct harmony with the contradictions of the historical-social formation that characterizes Brazilian society. In view of this finding, the paths that were outlined in the implementation of the aforementioned policy were revisited, based on several classics produced in the light of a Brazilian intelligence. Firstly, it is concluded that the actions were not guided by a rational construction in the choice of cities served by the expansion. It is identified that factors of local order were prioritized over the directions indicated by the law that governs politics. On the other hand, while the expansion took place in effective terms, the courses offered to the society were placed in a way that did not dialogue with the realities and, this way, the expansion of the Federal Network of Professional and Technological Education in Ceara was done in a way that denies the sense by which it was instituted. Thus, a whole set of expectations generated by the society that understood the expansion as a synonym of human and social development, in a short time, was negatively surprised, because it is realized that in the XXI century, Brazil cannot advance in the promotion of development, which generates the involvement of society, in order to reduce the diverse asymmetries that mark Brazilian society since its genesis. Resumo Partindo da perspectiva da avaliacao multiescalar, adentrou-se ao processo da expansao da Rede Federal de Educacao Profissional e Tecnologica no Ceara, Brasil, implementada pelo IFCE. A experiencia em questao se coloca em sintonia direta com as contradicoes da formacao historico-social que caracteriza a sociedade brasileira. Diante desta constatacao revisitou-se, a partir de diversos classicos produzidos a luz de uma inteligencia brasileira, os caminhos que foram delineados na efetivacao da referida politica. Primeiramente, constata-se que as acoes nao foram orientadas por uma construcao racional na escolha das cidades atendidas pela expansao. Identifca-se que fatores de ordem local se sobrepuseram ao sentido indicado pela lei que rege a politica. Por sua vez, ao passo que a expansao se coloca em termos efetivos, os cursos ofertados para a sociedade se colocaram de modo a nao dialogar com as realidades e, desta forma, a expansao da Rede Federal de Educacao Profissional e Tecnologica no Ceara se coloca num caminho que nega o sentido pela qual a mesma fora instituida. Assim, todo um conjunto de expectativas geradas junto a sociedade que compreendia a expansao como sinonimo de desenvolvimento humano e social, num curto espaco de tempo, surpreende-se negativamente, pois se constata que em pleno seculo XXI, o Brasil nao consegue avancar na promocao do desenvolvimento, que gere envolvimento da sociedade, de modo a reduzir as diversas assimetrias que marcam a sociedade brasileira desde sua genese. Resumen Partiendo de la perspectiva de la evaluacion multiescalar, se adentro en el proceso de expansion de la Red Federal de Educacion Profesional y Tecnologica en Ceara, Brasil, implementada por el IFCE. La experiencia en cuestion se situa en sintonia directa con las contradicciones de la formacion historico-social que caracteriza a la sociedad brasilena. Ante esta constatacion se reviso, a partir de diversos clasicos producidos a la luz de una inteligencia brasilena, los caminos que fueron delineados en la efectividad de dicha politica. Primero, se pone en contacto con que las acciones no fueron orientadas por una construccion racional en la eleccion de las ciudades atendidas por la expansion. Se identifca, que factores de orden local, se sobrepusieron al sentido indicado por la ley que rige la politica. Por su parte, mientras que la expansion se coloca en terminos efectivos, los cursos ofrecidos para la sociedad se colocaron de modo a no dialogar con las realidades y, de esta forma, la expansion de la Red Federal de Educacion Profesional y Tecnologica en Ceara se coloca en un camino que niega el sentido por el cual fue instituida. Asi, todo un conjunto de expectativas generadas junto a la sociedad que comprendia la expansion como sinonimo de desarrollo humano y social, en un corto espacio de tiempo, se sorprende negativamente, pues se entera que en pleno siglo XXI, Brasil no logra avanzar en la sociedad promocion del desarrollo, que genere implicacion de la sociedad, de modo a reducir las diversas asimetrias que marcan la sociedad brasilena desde su genesis. Keywords : Multi-scalar evaluation, Expansion, Professional and technological education. Palavras-chave : Avaliacao multiescalar, Expansao, Educacao profissional e tecnologica. Palabras clave : Evaluacion multiescalar, Expansion, Educacion profesional y tecnologica. References ABREU, Capistrano de. Capitulos de historia colonial 1580-1800 . Brasilia (DF): Senado Federal, 2006. 226 p. ALBUQUERQUE Jr., Durval M. A invencao do nordeste e outras artes . Sao Paulo: Cortez, 1999. 338 p. ALENCAR, Jose de. O demonio familiar . Sao Paulo: Martin Claret, 1998. 96 p. BARRETO, Afonso Henriques de Lima. Os bruzundangas . Atica: Sao Paulo, 1996. 160 p. BRASIL. Lei no 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educacao Profissional, Cientifica e Tecnologica, cria os Institutos Federais de Educacao, Ciencia e Tecnologia, e da outras providencias. Brasilia (DF): 2008. CARVALHO, Jose Murilo de. Os bestializados . Sao Paulo: Companhia das Letras, 1987. 216 p. CUNHA, Euclydes da. Os sertoes . Sao Paulo: Publifolha, 2000. 632 p. DALE, Roger. A sociologia da educacao e o estado apos a globalizacao. Educ. Soc ., Campinas, v.31, n.113, p.1099-1120, out-dez 2010. DAMATTA, Roberto. A casa e rua . Rio de Janeiro: Record, 1997. 164 p. FAORO, Raimundo. Os donos do poder . 4a ed. Sao Paulo: Biblioteca Azul, 2012. 944 p. FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala . 56 ed. Sao Paulo: Global, 2006. 1260 p. GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sa; ANDRE, Maria Eliza Dalmazo de Afonso. Politicas docentes no Brasil . Um estado da arte. Brasilia: Unesco, 2011. 300 p. GOMES, Ângela de Castro. A invencao do trabalhismo . FGV: Rio de Janeiro, 2005. 320 p. HOLANDA, Sergio B. de. Raizes do Brasil . Sao Paulo: Cia das Letras, 1996. 256 p. IFB - Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia de Brasilia. Um passado vestido de futuro : Fragmentos da memoria da rede federal de educacao profissional e tecnologica. Brasilia: IFB, 2012. 341 p. LEMOS, Jose de Jesus de Sousa. Mapa da exclusao social no Brasil : radiografia de um pais assimetricamente pobre. 3a ed. Fortaleza: BNB, 2012. 486 p. MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Esau e Jaco . Sao Paulo: Atica, 1996. 296 p. MAINARDES, Jefferson; ALFERES, Marcia A. Sociologia das politicas educacionais. Contribuicoes de Roger Dale. Atos de Pesquisa em Educacao - (FURB), v. 9, n.2, p. 392-416, maio/ago. 2014. MENEZES, Eduardo Diatahy Bezerra de. Formacao do povo brasileiro e da nacao, seu agonistico carater nacional. Revista do Instituto do Ceara , v.123, 2009. RUA, Maria das G. Politicas publicas . 2a ed. Florianopolis: UFSC, 2012. 134 p. SOUZA, Celina. Politicas publicas: uma revisao da literatura. Sociologias [online]. 2006, n.16, pp.20-45. Disponivel em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222006000200003. Acesso em 12 jul. 2018.

Referência(s)