AS METAMORFOSES DO MARACANÃ PELA PERSPECTIVA DE WALTER BENJAMIN

2018; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2178-5961

Autores

Pedro Jorge Lo Duca Vasconcellos, Mariane Aparecida do Nascimento Vieira,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O principal esforco deste trabalho, dividido em fragmentos, e estabelecer um nexo conjuntivo de todos os processos transformativos pelos quais passou o estadio Mario Filho, popularmente conhecido por Maracana, neste seculo com o pensamento de Walter Benjamin sob os varios prismas de sua atuacao intelectual. O ponto de partida e a critica engendrada por Benjamin as alteracoes arquitetonicas realizadas em Paris no seculo XIX por Eugene Haussmann, apontando o quanto estas visavam nao apenas o embelezamento urbanistico da cidade, mas sobretudo o impedimento de uma insurreicao popular, estrategia largamente usada em outros contextos e espacos sociais, com foco aqui no estadio. Nas analises acerca da transformacao do estatuto da obra de arte a partir da introducao de mecanismos de reprodutibilidade tecnica, Benjamin ressalta que estas novas formas de realizar, acessar e perceber a arte possibilitaram a perda do aspecto auratico em torno das obras, retirando seu carater exclusivista e permitindo sua apropriacao emancipatoria pelas massas. No caso do Maracana, como tentar-se-a demonstrar por meio dos conceitos benjaminianos valor de culto e valor de exposicao , percebe-se o efeito reverso no que se entende como periodo pos-auratico deste equipamento sociocultural. As alteracoes orquestradas no Maracana, ao visarem inseri-lo no mercado cultural subordinado a questoes economicas, interferiram em tracos fundamentais da sua fisionomia espacial e da experiencia do torcedor ao assistir uma partida de futebol. Respeitando todas as diferencas empiricas possiveis, a utilizacao de um autor como Benjamin parece-nos ainda hoje bastante atual para uma melhor compreensao de como os discursos em nome da modernidade e seus metodos de exclusao social nos diversos espacos sao ainda colocados em pratica pelas classes dominantes.

Referência(s)