Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS

2018; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23926/rpd.2526-2149.2018.v3.n2.p700-719.id290

ISSN

2526-2149

Autores

Meg de Messias Drobinichi Nunes, Jair Lopes Júnior, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini,

Tópico(s)

Science Education and Pedagogy

Resumo

Neste artigo apresentamos uma proposta em Ciências Naturais realizada durante o segundo semestre letivo do ano de 2017 em uma escola da rede pública de São Paulo em um município do interior do Estado. Esta proposta foi realizada no intuito de aproximar o conteúdo científico do cotidiano de alunos matriculados em um 5º ano do Ensino Fundamental para investigar a hipótese de influências geradas por tal aproximação no desenvolvimento de habilidades em língua portuguesa. Para tanto, foram estabelecidas relações entre o uso desta proposta e o processo de alfabetização científica (AC) na perspectiva de ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA). A análise desta intervenção efetuou-se por indicadores que pudessem demonstrar se a alfabetização científica estaria ocorrendo, bem como na observação do processo de produção textual guiada por bilhetes orientadores. Os resultados demonstraram a possibilidade de articulação entre às duas disciplinas através do planejamento didático considerando o uso de gêneros textuais. As conclusões deste estudo revelam que o planejamento de ensino interdisciplinar através do uso dos gêneros textuais oferece sentido às ciências em suas práticas sociais, assim como, a presença de indicadores de AC como resultado das intervenções feitas pela pesquisa evidencia um estimulo para demonstração de habilidades em ambas disciplinas.

Referência(s)