Migração como epopeia – Sobre a diáspora nordestina compreendida a partir da narrativa do "Pau de Arara", de Luiz Gonzaga e Guio de Moraes
2019; National Scientific and Technical Research Council; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Espanhol
ISSN
2250-7116
AutoresRafael José de Menezes Bastos,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoespanolEstudio antropologico y historico de la cancion Pau de Arara, un maxixe de Luiz Gonzaga y Guio de Moraes, de 1952. Ella es entendida como narrativa verbal y musical sobre la migracion nordestina hacia el sur de Brasil. La letra de la cancion describe la migracion como viaje epico. Parto de este hecho para poner en evidencia que la miseria de los medios materiales del viajante es francamente reemplazada por la riqueza de sus substratos musicales y culturales. La nocion de diaspora de Joao Pacheco de Oliveira y James Clifford es empleada para comprender el universo de migraciones nordestinas, particularmente hacia Sao Paulo. En esa ciudad el genero musical y danzante forro se revela como un substrato musical y cultural del viajante y la casa del forro como el punto central de sus pedacos, en el sentido que Jose Guilherme Magnani le atribuye al concepto. EnglishAnthropological and historical study of the song Pau de Arara, a maxixe by Luiz Gonzaga and Guio de Moraes, from 1952. The song is understood as a verbal and musical narrative about Northeastern migration toward Southern Brazil. The song’s lyrics consider the referred migration as an epic journey. I depart from this to clarify that the miserable conditions of the voyagers’ material means are completely defeated by their musical and cultural background richness. The notion of diaspora –based on both Joao Pacheco de Oliveira and James Clifford– is used to understand the universe of Northeastern migrations, particularly toward Sao Paulo. Here the music and dance genre forro is shown to be the musical and cultural background of the voyager and the forro venues (casas de forro) as the nuclear point of its chunks (pedacos), as defined by Jose Guilherme Magnani. portuguesEstudo antropologico e historico da cancao Pau de Arara, maxixe de Luiz Gonzaga e Guio de Moraes, de 1952. Ela e tomada como uma narrativa verbal e musical sobre a migracao nordestina para o sul do Brasil. A letra da cancao estabelece a migracao em tela como viagem epica. Parto dai para evidenciar que a miseria dos meios materiais a disposicao do(a) viajante e francamente suplantada pela riqueza de seus substratos musicais e culturais em geral. A nocao de diaspora com base em Joao Pacheco de Oliveira e James Clifford e acionada para compreender o universo de migracoes nordestinas, tipicamente para Sao Paulo. Aqui, o forro e evidenciado como substrato musico-cultural do viajante e a casa de forro como o âmago de seus pedacos, no sentido de Magnani.
Referência(s)