
Jovens negros LGBT’s no ambiente escolar: como trabalhar a sexualidade nas escolas na perspectiva das relações étnico-raciais?
2018; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.37444/issn-2594-5343.v2i2.65
ISSN2594-5343
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoEste artigo pretende descrever sobre a sexualidade no ambiente escolar e propor uma reflexão, com o intuito de conscientizar educadores, a respeito do tema da sexualidade na perspectiva das relações étnico-raciais/lésbicas, gays, bissexuais, travestis transexuais ou trensgênicos (LGBT’s). Para isso, realizou um levantamento de referencial teórico, análise de publicações e vídeos disponíveis nas redes sociais sobre os jovens negros LGBT’s no ambiente escolar e foi disponibilizado um questionário em plataforma digital, algumas das respostas obtidas foram apresentadas e analisadas com base em autores e suas proposições a respeito do tema abordado. Assim, enfoca a importância da utilização do espaço escolar na conscientização e formação de sujeitos acerca das relações étnico-raciais, do reconhecimento de gêneros e identidades. E também os efeitos de práticas pedagógicas reforçadoras de estereótipos heteronormativos e discriminatórios em jovens, que não se enquadram nos padrões de sexualidade ditados pela sociedade hegemônica, como é o caso dos negros LGBT’s.
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