Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Afinal, quem são essas mulheres? Considerações enunciativas e discursivas na canção Mulheres durante seu processo de ressignificação

2019; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.21165/gel.v16i3.2745

ISSN

1984-591X

Autores

Ivani Cristina Silva Fernandes, Elisandra Aguirre da Cruz Schwarzbold,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar as mudanças das articulações linguísticas, em especial no que se refere à questão morfossintática no emprego de pronomes, verbos, substantivos e adjetivos, na canção brasileira “Mulheres”, no cotejo entre a letra original (do compositor Antonio Eustaquio Trindade Ribeiro) e sua respectiva versão (das cantoras Silvia Duffrayer e Doralyce). Fundamentamo-nos nos preceitos da Linguística da Enunciação, principalmente em Émile Benveniste e, para a discussão sobre o ethos discursivo, em Amossy (2005) e Maingueneau (2015). Metodologicamente, seguiremos as noções da transversalidade enunciativa (FLORES, 2010) e do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). Pensamos que um olhar transversal e detalhado sobre as minúcias linguísticas da materialidade enunciativa, baseado em um arcabouço teórico que privilegia os fenômenos, pode permitir revisitar o alcance da questão da (inter)subjetividade a partir do axioma de Benveniste relativo a como o sujeito se constitui na e pela linguagem. A partir da análise linguística, pretendemos refletir sobre o ressignificar e a emergência do sujeito discursivo na materialidade linguística do enunciado no contexto em que a enunciação se torna um ato simbólico de protesto, de criação e de redefinição na sociedade brasileira, marcando um tempo e um espaço do feminismo.

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