Artigo Produção Nacional

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS

2020; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 1; Issue: 18 Linguagem: Português

10.5892/ruvrd.v1i18.6239

ISSN

2236-5362

Autores

Fernanda Medeiros Diniz Medeiros Diniz, Dirceu Antônio Cordeiro Júnior,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O contato com o metodo cientifico a partir da educacao basica pode estimular modificacoes no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as concepcoes e perspectivas de estudantes e docentes da Escola Estadual Santa Quiteria, Esmeraldas- MG, a partir das experiencias vivenciadas durante a participacao no eixo “Territorios de Iniciacao Cientifica - (TICs)”, do Programa de Iniciacao Cientifica no Ensino Medio, de Minas Gerais. O projeto teve por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa em escolas da Rede Estadual de Ensino. Os dados foram obtidos por intermedio de questionarios, disponibilizados de forma eletronica, e entrevistas. Os alunos reconheceram que a participacao em projetos cientificos pode ser um instrumento de mudanca e que o contato com a pesquisa, ja na educacao basica, pode incentivar a entrada dos alunos na graduacao. Relataram tambem que os TICs podem facilitar a insercao desses estudantes, quando no ensino superior, em programas de iniciacao cientifica, tendo em vista a familiarizacao com a metodologia. Alem das experiencias vivenciadas pelos estudantes, que tiveram seu primeiro contato com a investigacao cientifica, projetos dessa natureza podem incentivar a formacao continuada dos docentes, acarretando em um aumento no numero de professores com titulacao de mestrado e doutorado dentro das escolas, o que pode favorecer, por sua vez, a continuidade no desenvolvimento de pesquisas nas instituicoes de ensino fundamental e medio.

Referência(s)