
World Englishes: uma unidade didática desenvolvida para jovens em situação vulnerabilidade
2020; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5335/rdes.v16i3.11397
ISSN2236-5400
AutoresFernanda Rubbo Kalil, Anamaria Kurtz Welp,
Tópico(s)Linguistic Education and Pedagogy
ResumoEste artigo descreve uma unidade didática (UD) de inglês como língua adicional para jovens de classe baixa e média-baixa, moradores de uma comunidade em situação de vulnerabilidade, localizada em Porto Alegre. A UD é um recorte de um projeto de dissertação cujo objetivo é desenvolver um curso voltado para as necessidades e interesses dos membros da comunidade. A proposta é baseada em estudos sobre aprendizagem colaborativa, educação popular, variação linguística, gêneros do discurso e aprendizagem baseada em tarefas. O objetivo principal é reconhecer as variações possíveis entre falantes da mesma língua, já que se considera fundamental no ensino de línguas a abordagem sobre as diversas manifestações do idioma que diferem do padrão, assim como a compreensão dos aspectos culturais envolvidos nos fenômenos linguísticos. Considerando a realidade dos alunos, propõe-se a discussão sobre as variações na língua inglesa partindo-se do mesmo fenômeno na língua portuguesa.
Referência(s)