Artigo Acesso aberto Produção Nacional

World Englishes: uma unidade didática desenvolvida para jovens em situação vulnerabilidade

2020; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5335/rdes.v16i3.11397

ISSN

2236-5400

Autores

Fernanda Rubbo Kalil, Anamaria Kurtz Welp,

Tópico(s)

Linguistic Education and Pedagogy

Resumo

Este artigo descreve uma unidade didática (UD) de inglês como língua adicional para jovens de classe baixa e média-baixa, moradores de uma comunidade em situação de vulnerabilidade, localizada em Porto Alegre. A UD é um recorte de um projeto de dissertação cujo objetivo é desenvolver um curso voltado para as necessidades e interesses dos membros da comunidade. A proposta é baseada em estudos sobre aprendizagem colaborativa, educação popular, variação linguística, gêneros do discurso e aprendizagem baseada em tarefas. O objetivo principal é reconhecer as variações possíveis entre falantes da mesma língua, já que se considera fundamental no ensino de línguas a abordagem sobre as diversas manifestações do idioma que diferem do padrão, assim como a compreensão dos aspectos culturais envolvidos nos fenômenos linguísticos. Considerando a realidade dos alunos, propõe-se a discussão sobre as variações na língua inglesa partindo-se do mesmo fenômeno na língua portuguesa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX