
Ensino Remoto Emergencial: Implantação e resultados na percepção de estudantes universitários
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i9.17744
ISSN2525-3409
AutoresMaria Luiza Ferreira Stringhini, Ida Helena Carvalho Francescantônio Menezes, Débora Danielle Alves Moraes Priebe, Rodrigo Barbosa Monteiro Cavalcante, Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, Marília Mendonça Guimarães, Thaísa Anders Carvalho Souza, Tânia Aparecida Pinto de Castro Ferreira, Karine Anusca Martins, Andrea Sugai Mortoza,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO objetivo do trabalho foi avaliar a percepção dos estudantes de um Curso de Nutrição de uma Universidade Pública do Brasil ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Foi realizado um estudo transversal em dois momentos, no início e após implementação do ERE, considerando-se os alunos segundo sistema de acesso à Universidade, por meio de Ações Afirmativas (AA) ou Ampla Concorrência (AC). Inicialmente, participaram 351 ingressos, 159 por AA e 192 por AC, via Google Forms, com o intuito de compreender dificuldades e facilidades em relação à implementação do ERE. No segundo momento, foi aplicado um formulário eletrônico atitudinal do tipo Likert, contemplando aspectos pedagógicos e de ambiente de estudo. A comparação entre os escores dos estudantes ingressos por AA e AC foi realizada pelo teste t de Student. Os dados provenientes do formulário foram apresentados em medianas e intervalos-interquartis e as variáveis categóricas, expressas em frequências absolutas e relativas. A associação entre as variáveis categóricas foi verificada pelo teste qui-quadrado de independência. O nível de significância foi de 5%. Indivíduos AA apresentaram dificuldades significativas de acesso e do sinal de Internet, na aquisição de equipamentos e pior qualidade do ambiente de estudo no domicílio. Com o auxílio institucional, os estudantes julgaram que o ERE foi necessário e atendeu as exigências educacionais advindas da pandemia no primeiro semestre de implantação. A continuidade do ERE irá demandar, por parte das gestões das Unidades Acadêmicas, monitoramento dos aspectos acadêmicos e resolução das dificuldades junto às demais instâncias envolvidas com o ensino superior.
Referência(s)