Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Como se formar médica no século XIX

2021; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e170

ISSN

2238-0094

Autores

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Tayanne Adrian Santana Morais da Silva,

Tópico(s)

Male Reproductive Health Studies

Resumo

Este artigo é fruto da análise da trajetória formativa de Maria Amélia Cavalcanti de Albuquerque (1854-1934), primeira médica pernambucana, formada em faculdade brasileira, em 1892. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental a investigação revelou caminhos, estudos, trajetos formativos, problemas do ser mulher, bem como as oportunidades educacionais aproveitadas. Longe de uma história de opressor versus oprimido, o que se buscou foi a aproximação de uma escrita da história que valoriza a atuação de mulheres a partir dos dispositivos formativos de um período histórico que consorciam tradição familiar, poder econômico, redes de relacionamentos, subvenção pública, além da vontade de enfrentar uma sociedade androcêntrica que, se não impedia, dificultava qualquer tipo de ascensão feminina.

Referência(s)