
De Torcedor A Investidor: Um Estudo dos Antecedentes para a Determinação de Tornar-Se um Investidor Financeiro em Times de Futebol (Of the Investor: A Study of Two Contexts for a Determination to Become a Financial Investor in Football Times)
2018; RELX Group (Netherlands); Linguagem: Português
ISSN
1556-5068
AutoresSônia Regina D'Amélio Pontes, Sérgio Roberto da Silva, Fernando de Almeida Santos,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoPortuguese Abstract: Os esportes no Brasil e no mundo sao fontes de emprego e renda. Apesar de ser o esporte mais popular no pais e possuir torcedores diversos, os clubes de futebol nao participam no mercado de acoes brasileiro. Observando este fato, a pesquisa identificou o grau de probabilidade do torcedor do time transformar-se em um investidor. Portanto, foi realizada pesquisa quantitativa do tipo survey, utilizando a escala de Likert, com 283 torcedores de diversos times de futebol no Brasil. Para a analise dos dados foi utilizada estatistica nao parametrica. A pesquisa lancou hipoteses acerca do genero, idade, renda e torcedores dos maiores times brasileiros. Os resultados da pesquisa indicam que os entrevistados se encontram na categoria dos “indecisos/duvidosos”. Os generos nao possuem indices diferentes, porem, numericamente as mulheres possuem mais confianca no investimento. A idade e a renda, tambem, nao demonstram influenciar na probabilidade de tornar-se investidor. Por fim, mesmo os times com grande numero de torcedores, nao se diferenciaram dos demais times em relacao a opcao de investir. A pesquisa visa contribuir para a analise da estrategia de associacao entre torcedores a investidores e com possiveis politicas para construcao de ambientes de investimentos em clubes de futebol no Brasil. English Abstract: Sports in Brazil and in the world are sources of employment and income. Despite being the most popular sport in the country and having several fans, football clubs do not participate in the Brazilian stock market. Observing this fact, the research identified the degree of probability of the team fan turning into an investor. Therefore, a quantitative research of the survey type, using the Likert scale, was carried out with 283 fans from several soccer teams in Brazil. Nonparametric statistics were used to analyze the data. The research hypothesized about the gender, age, income and fans of the largest Brazilian teams. The survey results indicate that respondents are in the undecided / doubtful category. Genders do not have different indexes, however, numerically women have more confidence in investing. Age and income, too, do not influence the likelihood of becoming an investor. Finally, even the teams with a large number of fans did not differ from the other teams in relation to the option to invest. The research aims to contribute to the analysis of the strategy of association between fans and investors with possible policies for the construction of investment environments in soccer clubs in Brazil.
Referência(s)