Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14295/de.v9i2.13205

ISSN

2358-8853

Autores

Milena de Souza Barbosa, Jade Milena Fonseca de Miranda, Sônia Bessa,

Tópico(s)

Psychodrama and Leishmaniasis Studies

Resumo

Este artigo objetiva averiguar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero.

Referência(s)
Altmetric
PlumX