
ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E SUPER-HERÓIS
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14295/de.v9i2.13205
ISSN2358-8853
AutoresMilena de Souza Barbosa, Jade Milena Fonseca de Miranda, Sônia Bessa,
Tópico(s)Psychodrama and Leishmaniasis Studies
ResumoEste artigo objetiva averiguar como as representações de gênero se manifestam na configuração das relações sociais dos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Foi feito um estudo de delineamento qualitativo descritivo, do qual participaram 36 estudantes de uma escola municipal na região de Formosa – GO, Brasil. Como instrumentos, foram utilizadas uma entrevista aberta semiestruturada e duas histórias-estímulo, abordando-se o cenário dos super-heróis e das super-heroínas para favorecer a coleta e análise das perspectivas das crianças sobre o assunto. Os resultados indicaram que, mesmo com a personalidade e subjetividade em desenvolvimento, as crianças apresentam crenças sustentadas em estereótipos de gênero.
Referência(s)