
A canção de si: a música como instrumento de intervenção na clínica do traumático
2021; University Association for Research in Fundamental Psychopathology; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1415-4714.2021v24n2p460.12
ISSN1984-0381
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoSeguindo a hipótese de que o choque provocado por um acontecimento violento tem o poder de exilar o sujeito do circuito da pulsão invocante, discutimos a contribuição que uma oficina de composição de canções tem a oferecer para a transformação desse impacto traumático em narrativa. A partir da constatação de que a subtaneidade desse inesperado produz um fenômeno típico — o silenciamento do sujeito —, apostamos que nosso dispositivo de intervenção possa vir a possibilitar aos sujeitos afetados por experiências de violência e de desenraizamento, o compartilhamento e a reintegração de suas partes exiladas no momento do traumatismo. Ao final, conclui-se que o papel de passador/espectador exercido pelos próprios participantes, pelas pessoas que circulam pela instituição, ou ainda pelo próprio mediador, faz com que se autentique a voz pulsante daqueles que ali cantam, transformando-os em verdadeiros produtores de prazer.
Referência(s)