Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Hábitos de leitura em estudantes universitários tchecos e brasileiros com e sem dislexia

2022; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1982-0216/20222446022s

ISSN

1982-0216

Autores

Monika Ptáčková, Bruce Martins, Kateřina Lukášová,

Tópico(s)

Educational Methods and Media Use

Resumo

RESUMO Objetivo: comparar os hábitos de leitura avaliados pelo Questionário História de Leitura em adultos com e sem dislexia de diferentes culturas e línguas. Métodos: participaram da pesquisa 119 estudantes universitários (60 tchecos e 59 brasileiros, metade com dislexia), os quais foram avaliados por meio de autoavaliação, respondendo o questionário de história de leitura e realizando teste de nível de leitura. A pontuação no QHL foi comparada entre os grupos e países com o teste de Análise de Variância (ANOVA) e a correlação foi avaliada com o teste de Spearman, ambos com nível de significância de p < 0,05. Resultados: adultos com dislexia obtiveram menor pontuação nos hábitos de leitura e no nível de leitura do que adultos leitores típicos em ambas as línguas. Houve correlação positiva entre os hábitos de leitura e o nível de leitura nos dois idiomas. Os brasileiros, independentemente do grupo, mostraram hábitos de leitura com menor pontuação do que os estudantes tchecos. Conclusão: os resultados sugerem que a autoavaliação dos hábitos de leitura é uma forma eficaz de triagem para os transtornos de leitura, contudo os fatores culturais e escolares devem ser considerados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX