Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“AMANTE NÃO TEM LAR”: RUPTURA E PERMANÊNCIA NA CANÇÃO DE MARÍLIA MENDONÇA

2022; Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31668/mediacao.2022.v17e1.13140

ISSN

2447-6978

Autores

Elaíny Martins Lourenço, Samuel Carlos Melo, Fernanda Surubi Fernandes,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo compreender como a condição da mulher na sociedade contemporânea é materializada na letra da canção “Amante não tem lar” (2017), de Marília Mendonça, a partir das relações de ruptura e permanência que ela estabelece com a tradição da música sertaneja produzida por mulheres. Nesse sentido, partimos da problematização sobre o feminismo e a sexualidade marcadas nos processos históricos e sociais. Em seguida, buscamos localizar o espaço da mulher na música sertaneja, por meio de uma breve historicização do gênero. Por fim, analisamos as rupturas e permanências de elementos da tradição da música sertaneja na letra de “Amante não tem lar”. Para isso, baseamos em Orlandi (2007), Pêcheux (1990), Hooks (2018), Alves e Pitanguy (1985), dentre outros.

Referência(s)