Artigo Acesso aberto

EDUCAÇÃO EM SAÚDE E NA SAÚDE: CONCEITOS, PRESSUPOSTOS E ABORDAGENS TEÓRICAS

2022; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36925/sanare.v21i2.1669

ISSN

2317-7748

Autores

Denise Lima Nogueira, Maria do Socorro de Sousa, María Socorro de Araújo Dias, Vicente De Paulo Teixeira Pinto, Ana Cristina Lindsay, Márcia Maria Tavares Machado,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Buscando analisar as terminologias “Educação em Saúde” e “Educação na Saúde”, compreendendo o contexto histórico em que emergiram e seus fundamentos teórico-metodológicos, foi realizado um ensaio teórico a partir do movimento interativo da hermenêutica e dialética. Para tanto, utilizou-se de artigos científicos nacionais e internacionais, documentos legais e manuais do Ministério da Saúde do Brasil, assim como livros sobre a temática disponíveis nos últimos 20 anos. A análise favoreceu depreender que essas terminologias apresentam unidades de sentido próprias, com tessituras convergentes, agrupadas, neste ensaio, em duas categorias: Educação em Saúde e Educação em Saúde. Em seus aspectos, cada modalidade da Educação na Saúde apresenta contribuições aos sistemas de saúde. Todavia, levando em conta que a Educação Permanente tem a capacidade de transformar a realidade e o cotidiano do trabalho em saúde, ela emerge como prática pedagógica inovadora ao setor, estando em consonância com a abordagem educacional sociocultural de Paulo Freire.

Referência(s)