Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A importância da gestão democrática e participativa para a inclusão escolar de alunos com deficiência

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.1-406

ISSN

1988-7833

Autores

Raimundo Cazuza da Silva Neto, Fabiane Lemos Leite, Reizivaldo Pereira De Lima, Stênio Maia Estevam, José Leonardo Diniz de Melo Santos, Patrick Muniz Ataliba, Frederico Ferreira de Oliveira, Allan Berthier Silva Ferreira, Francisco Emison da Costa Benício, Daniel Melo Da Silva Júnior,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da gestão participativa e democrática para a inclusão de alunos com deficiência. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, sob a orientação das diretrizes do PRISMA. Foram selecionados somente artigos científicos brasileiros e publicados entre os anos de 2019 e 2023. Diante da análise dos estudos que abordaram a gestão democrática e a inclusão de alunos com deficiência, emerge uma compreensão acerca da relevância da gestão escolar democrática e participativa para superar desafios e promover uma educação inclusiva e de qualidade. A abordagem participativa, que engloba ativamente toda a comunidade escolar, é destacada como um elemento crucial para o êxito desse empreendimento. A proposta de mudança de paradigma não se limita a abandonar o papel tradicional do diretor, mas envolve adotar uma postura de gestor de ideias, mediador de discussões e construtor de consensos. Essa transformação é respaldada por um gestor descentralizado, cujas ações são pautadas pelo desejo coletivo da comunidade, estabelecendo princípios através de um processo inclusivo que incorpora discussões e participação coletiva. Os resultados positivos, evidenciados nas conclusões dos estudos, refletem comunidades escolares ativas e engajadas, indicando uma abordagem democrática e inclusiva. O exercício de cidadania promovido por essa gestão participativa destaca o diálogo, a mediação de conflitos e a construção de decisões coletivas como elementos-chave. Adicionalmente, a formação em serviço, a colaboração efetiva com os professores, a elaboração participativa do Projeto Político Pedagógico e a desconstrução de concepções ultrapassadas são recomendadas como práticas essenciais para a gestão democrática e inclusiva.

Referência(s)