Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

BNC-Formação e BNCC

2024; Volume: 22; Linguagem: Português

10.23925/1809-3876.2024v22e65586

ISSN

1809-3876

Autores

Andréia Cascaes Cruz, Aline Moura, Jade Barbosa,

Tópico(s)

Radiation Effects in Electronics

Resumo

Considerando a importância de pensar criticamente a construção de enfrentamentos contra o controle neoliberal no campo da formação de professores, este artigo tem o objetivo de analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), concomitantemente com a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), com o intuito de compreender como esses documentos normativos influenciam a prática docente. Metodologicamente, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental com fins de apresentar um debate teórico-conceitual sobre como a BNCC e a BNC-Formação influenciam a formação inicial do professor. Concluímos que, no contexto neoliberal, o papel do docente é ressignificado. Essa ressignificação interfere no seu processo formativo significando um retrocesso do papel social e formativo do professor, bem como gera um reducionismo de autonomia docente.

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