Problemas de acesso ao conteúdo do Portal de Periódicos

Não consigo acessar o conteúdo do Portal de Periódicos. O que pode ser?

Publicado em 26/01/2021 18h59

Os problemas de acesso ao conteúdo são caracterizados pela impossibilidade do usuário ou IES de acessar algum conteúdo, periódico ou base, a qual tem direito. Vários fatores podem implicar em problemas de acesso, entre os motivos mais comuns de erro estão problemas no provedor de identidade da instituição, autenticação incorreta do usuário e desconhecimento dos conteúdos disponíveis para a instituição; além disso, as configurações da própria máquina do usuário também podem afetar o acesso. Recomendamos manter o certificado de segurança atualizado, limpar periodicamente o cache do navegador, entre outros pontos de proteção.

 

Os problemas de acesso ao conteúdo mais comuns são:

 

a) Acesso não identificado

Acontece quando o acesso ao Portal é feito por um computador não identificado (IP não cadastrado na CAPES). Por exemplo, um computador de uso pessoal; ou quando o acesso é feito fora da rede autorizada da IES; ou ainda, quando não está utilizando o acesso remoto corretamente.

 

Como identificar?

Na página principal do Portal, na aba superior, aparece a modalidade de acesso do usuário. Quando o usuário não está utilizando um computador identificado, aparece a informação: "Você tem acesso ao conteúdo gratuito do Portal de Periódicos da CAPES".

Para mais informações, entre em contato com a equipe do Portal pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

b) Conteúdo não disponível para a IES

Neste caso, os usuários tentam acessar conteúdos que não estão autorizados para suas instituições. A falta de conhecimento sobre quais conteúdos a IES tem direito de acessar pode trazer como consequência, o desligamento da IES do PAAP pelo baixo uso do conteúdo autorizado, segundo os anexos I e II da Portaria n° 74, de 5 de abril de 2017.

 

Como identificar?

Procure a equipe da Biblioteca da sua instituição para saber quais conteúdos a sua instituição tem direito de acessar, ou, utilize a aba "Contratos" no Menu Sobre, no site do Portal, para verificar quais conteúdos a sua instituição possui direito de acesso.

 

Para mais informações, entre em contato com a equipe do Portal pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

c) IES sem acesso a conteúdo autorizado

Ao tentar acessar o conteúdo que possui direito (periódico ou base), o usuário se depara com a solicitação de login ou solicitação de pagamento de taxa para ter acesso ao texto completo do documento.

 

Como identificar?

Se você está acessando de um terminal autorizado e, mesmo assim, encontra restrições para acessar o conteúdo, você deve entrar em contato com a equipe de Acesso do Portal Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e enviar as seguintes informações:

 

- Vinculação institucional: qual IES?

- Forma de acesso ao Portal: acesso identificado ou acesso remoto.

- Número de IP utilizado: Basta acessar o link informado e um número será exibido http://www-periodicos-capes-gov-br-ez1.periodicos.capes.gov.br/consultaip.php.

- Conteúdo que deseja acessar: nome da base ou título de periódico, com as informações específicas de cada tipo de conteúdo.

- Print das mensagens de erro: com endereço da URL e identificação do acesso.

 

d) Conteúdo assinado fora do período de acesso

Problema referente ao período de disponibilidade do conteúdo contratado. Neste caso, o Portal contrata determinado conteúdo com período de disponibilidade específico; por exemplo, um título de periódico com período de disponibilidade de: v.1, n.1 de 1960 até v. 1, n.1 de 2020. Se o usuário tentar acessar um período de disponibilidade fora do estabelecido em contrato, provavelmente aparecerá: solicitação de login ou solicitação de pagamento de taxa.

 

Como identificar?

No caso de Periódicos, a disponibilidade é apresentada na própria página do Portal, no Menu Acervo - Lista Periódico. Clicando o título do periódico aparecerá várias informações, dentre elas, o período de disponibilidade contratado.

 

Para mais informações, entre em contato com a equipe do Portal pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

e) Solicitação de login e senha para acesso integral ao conteúdo

Para usuários autorizados, o acesso aos textos completos dos artigos publicados nos periódicos assinados pelo Portal é gratuito para consulta on-line, impressão e download. Entretanto, o Portal não assina todos os títulos disponíveis nos sites dos fornecedores de publicações eletrônicas. Por isso, quando se tenta acessar algum periódico não-assinado, a interface do editor pode fornecer gratuitamente a tabela de conteúdo dos fascículos, a referência bibliográfica e o resumo, mas solicita o uso de senha para acesso ao artigo na íntegra.

 

Como identificar?

A plataforma pode solicitar senha e login ou solicitar o pagamento de taxa, para ter acesso ao texto integral (HTML ou download). Para obter o texto completo de um artigo não-assinado pelo Portal, o usuário pode encomendá-los on-line diretamente do fornecedor. Outra possibilidade é solicitar o documento por meio de programas de comutação bibliográfica, como Comut, que localiza documentos em bibliotecas brasileiras e no exterior e fornece as cópias solicitadas. Consulte sua biblioteca para obter mais informações sobre este serviço. Nos dois casos, não cabe à CAPES qualquer responsabilidade referente às despesas com o serviço.

 

Para mais informações, entre em contato com a equipe do Portal pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

f) Erro de acesso remoto - VPN, Proxy ou CAFe

Neste caso, os usuários tentam acessar remotamente, sem sucesso, o conteúdo pago do Portal, por meio do acesso remoto.

 

Como identificar?

O acesso remoto, seja VPN, Proxy ou Café, é de responsabilidade da instituição; portanto, a TI da instituição deve ser a primeira equipe comunicada. Em relação ao acesso remoto Café, os problemas são dissolvidos entre os profissionais de TI de cada instituição, com o suporte da RNP. Quando necessário, a equipe de Acesso do Portal de periódicos deve ser acionada.

 

Para mais informações, entre em contato com a equipe do Portal pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.