Texto só para dar um espaço em branco
Orientações Gerais:
Foram 17.554 respondentes distribuídos entre as 49 áreas de avaliação da CAPES;
Nos gráficos, o eixo Y apresenta as áreas na sequência: colégio de áreas - grande área do conhecimento - área de avaliação;
O eixo X, exceto para “Respondentes por área” e “IES”, apresenta valores percentuais para cada área de avaliação e categoria;
As categorias dos gráficos podem ser removidas, basta clicar na legenda;
No canto superior direito há algumas funções dos gráficos como zoom e download. Clique nelas e experimente!
A linha vertical refere-se a média de cada categoria dos gráficos em relação as áreas de avaliação (a média é recalculada em zoom);
Todas as áreas de avaliação estão representadas, pode ser necessário aplicar zoom para visualizar sua área.
Glossário:
Acesso Aberto: refere-se à disponibilidade e acesso gratuito por qualquer pessoa aos resultados de pesquisas científicas. Baseia-se na premissa de que o conhecimento científico é um bem público e, portanto, deve estar disponível a todos. É uma alternativa ao modelo tradicional de publicação que restringe o acesso ao conteúdo por meio de assinaturas pagas. É um movimento mundial que se realiza a partir de diferentes vias (Verde, Dourada, Diamante e Híbrida).
Via Verde: o artigo é publicado em qualquer revista. O autor retém os direitos autorais e tem permissão para colocar cópias do artigo em um repositório ou em seu próprio site.
Via Dourada: o artigo é publicado em uma revista de Acesso Aberto, que está disponível gratuitamente na web e o autor paga uma taxa de publicação do artigo.
Via Diamante: o autor publica o artigo em uma revista de Acesso Aberto e esse periódico não cobra taxas de autor. Essas revistas são mantidas por associações ou sociedades profissionais e organizações sem fins lucrativos, universidades ou agências governamentais.
Via Híbrida: parcialmente financiadas por assinaturas, as revistas fornecem apenas acesso aberto para alguns artigos individuais para os quais os autores (ou patrocinador da pesquisa) pagaram uma taxa de publicação.
Article Processing Charge (APC): Taxa de Processamento de Artigo que subsidia os custos de processamento e publicação de artigo em acesso aberto.
Periódico aberto: disponibiliza o texto completo de forma universal e gratuita.
Periódico fechado: o acesso ao conteúdo está condicionado ao pagamento de uma assinatura.
Periódico híbrido: parcialmente financiadas por assinaturas, as revistas fornecem apenas acesso aberto para alguns artigos individuais para os quais os autores (ou patrocinador da pesquisa) pagaram a APC.
A quantidade de respondentes em relação as áreas de avaliação da CAPES está apresentada abaixo:
Em relação aos Vínculos com as IES dos respondentes do questionário temos a seguinte distribuição
Top 20 IES que mais responderam ao questionário
Houve mais de 375 IES com respondentes (valor considera 2 ou mais respostas)
1 - Com qual frequência você publica artigos?
2 - Em relação a sua produção científica, considerando seus 5 últimos artigos publicados e o modelo de negócio do periódico, quantos artigos foram publicados em periódico fechado?
3 - Em relação a sua produção científica, considerando seus 5 últimos artigos publicados e o modelo de negócio do periódico, quantos artigos foram publicados em periódico híbrido?
4 - Em relação a sua produção científica, considerando seus 5 últimos artigos publicados e o modelo de negócio do periódico, quantos artigos foram publicados em periódico aberto?
5 - Você já deixou de publicar ou escolheu uma revista de menor impacto por conta dos custos da APC?
6 - Na sua opinião, a comunidade acadêmica poderia fazer pesquisas de forma mais eficaz se toda a comunicação científica estivesse disponível gratuitamente em Acesso Aberto?
7 - Se o preço das APCs e a reputação do periódico não fossem fatores primordiais na decisão, você preferiria publicar seu artigo em um periódico aberto ou periódico fechado?
8 - Na sua opinião, qual o preço razoável da APC para publicar um artigo em Acesso Aberto?
9 - Na sua instituição há alguma política para incentivar a publicação de artigos em Acesso Aberto?
10 - Caso tenha respondido sim na questão anterior, informe a política de Acesso Aberto da sua instituição.
11 - Na sua instituição, há alguma política em curso para o pagamento de APC dos seus artigos?
12 - Caso tenha respondido sim na questão anterior, informe qual a iniciativa da sua instituição para financiar publicações em Acesso Aberto.
13 - Na sua opinião, pesquisas desenvolvidas com recursos públicos devem ser disponibilizadas em Acesso Aberto?
14 - Na sua instituição, você já teve a experiência de não conseguir acessar algum conteúdo que estava restrito ao pagamento de uma assinatura?
15 - Quais das opções abaixo devem ser prioritárias para fomentar a visibilidade e impacto da produção científica no Brasil (artigos com pelo menos um autor do Brasil)? (uma ou mais opções)
16 - Quais fatores são mais importantes no momento de escolher onde realizar uma publicação? (uma ou mais opções)
17 - Considerando o contexto brasileiro, o custeio de publicações em Acesso Aberto deve ser realizado pelo(a)(s):
18 - Qual das opções abaixo é a forma de financiamento mais adequada para modelos de negócios transitórios de Acesso Aberto?
19 - Deixe seu comentário ou sugestão.
Abaixo está a planilha de dados da pesquisa para download. Foram removidos os campos que continham comentários, e-mails e IES pois poderiam identificar o respondente.