Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Portal de Periódicos

Cientistas mais influentes de 2018 podem ser acessados pelo Portal de Periódicos da CAPES


Domingo, 16 Dezembro 2018

A Clarivate Analytics, editora parceira da CAPES e que faz parte do acervo do Portal de Periódicos, publicou recentemente um ranking aguardado por quem se dedica à carreira científica: a lista de pesquisadores altamente citados em 2018 (Highly Cited Researchers 2018 – HCR). Em seu quinto ano, a análise reconhece cientistas em âmbito internacional, selecionados por seu desempenho em pesquisa, demonstrado pela produção de artigos que se classificam no top 1% por citações em seus campos de estudo. A lista tem como base os registros da plataforma Web of Science.

Aproximadamente seis mil pesquisadores foram listados – cerca de quatro mil em campos específicos e dois mil em campos cruzados. Embora nenhum brasileiro tenha ingressado no ranking de 2018, os usuários da comunidade acadêmica do país têm acesso a conteúdos dos cientistas altamente citados por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Uma das formas de pesquisar resultados diretamente pelo Portal de Periódicos é na opção buscar assunto, onde é possível inserir, entre outros termos para consulta, o nome do autor.

Mais sobre a Highly Cited Researchers 2018

Entre os principais destaques do ranking, estão os seguintes dados:

– Os Estados Unidos abrigam o maior número de HCRs, com 2.639 autores. O Reino Unido possui 546. A China está avançando rapidamente, com 482;
– A China superou a Alemanha, alcançando o terceiro lugar na lista;
– A Universidade de Harvard mantém sua posição na lista como primeira colocada;
– A lista deste ano continua a reconhecer pesquisadores cujos registros de citação os posicionam nos mais altos níveis de influência e impacto. Foram selecionados 17 ganhadores do Prêmio Nobel, incluindo dois anunciados em 2018: James P. Allison (Fisiologia ou Medicina) e William D. Nordhaus (Ciências Econômicas);
– Os pesquisadores altamente citados representam mais de 60 países. Entretanto, mais de 80% deles são dos 10 países listados na tabela abaixo e 70% dos primeiros cinco.

Tabela

“O avanço do esforço científico representa uma atividade crítica para instituições de pesquisa individuais e nações inteiras. A HCR 2018 ajuda a identificar os pesquisadores que tiveram o maior impacto na comunidade de pesquisa, medidos pela taxa de citação dos seus trabalhos pelos outros e que contribui muito para avançar a fronteira e levar o conhecimento e as inovações para sociedade – contribuições que tornam o mundo mais saudável, seguro, rico e sustentável”, indicou Annette Thomas, CEO do grupo de Pesquisa Científica e Acadêmica da editora.

O resumo executivo e a lista da Highly Cited Researchers de 2018 estão disponíveis no endereço eletrônico https://clarivate.com/hcr/.

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES


Alice Oliveira dos Santos


Clippings Relacionados

  • 10.04.19
  • 00:04
Problemas no acesso ao Portal de Periódicos Capes
Interrupção no serviço se deu devido a uma atualização no sistema da Capes
  • 08.04.19
  • 00:04
Não alimente o câncer
Hábitos nocivos matam mais de 60 mil brasileiros de câncer por ano, revela novo estudo
  • 08.04.19
  • 00:04
Guia do Portal de Periódicos 2019 está disponível para consulta
O arquivo, que pode ser encontrado por meio de pesquisa no item Suporte – subitem Materiais didáticos – do menu
  • 04.04.19
  • 00:04
Estudo indica que cérebro feminino é mais jovem que o masculino
As diferenças entre os sexos influenciam a morfologia e a fisiologia do cérebro durante o desenvolvimento
  • 02.04.19
  • 00:04
Guia do Portal de Periódicos 2019 está disponível para consulta
A maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: abriga mais de 48 mil títulos de revistas científicas disponíveis em texto completo, 130 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico, além de outros tipos de conteúdos, como dissertações, teses, materiais audiovisuais, livros e normas técnicas
Fim do contedo da pgina