Informativos
CAPES recebe pesquisadora para ampliar discussão sobre dados científicos abertos
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sediou, a convite da Coordenação-Geral do Portal de Periódicos, uma palestra de interesse de toda a comunidade acadêmica brasileira: “Diretrizes para uma política de gestão de dados científicos no Brasil”. Ministrada pela bibliotecária e doutora em Ciência da Informação Maíra Murrieta Costa, a apresentação ocorreu no dia 6 de dezembro, no auditório da fundação.
A tecnologista sênior do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresentou dados levantados nos últimos cinco anos acerca do crescimento de dados provenientes do avanço da infraestrutura tecnológica no país e falou sobre a necessidade de gerenciar tais dados. “Estamos vivendo o momento da ciência aberta e do compartilhamento de dados, mas temos também que pensar em desenvolvimento tecnológico e inovação do país, além da soberania nacional da pesquisa brasileira”, considerou Maíra.
Foram discutidos temas como o andamento da pesquisa no século 21, o que é a gestão de dados de pesquisa, o que envolve essa gestão e quais as vantagens de investir na administração de dados. Para Maíra, é de grande relevância levar essas reflexões para entidades como a CAPES, uma vez que “o sucesso da implementação de uma política com essa finalidade depende das agências de fomento”. “Há um consenso na minha pesquisa: 90% dos participantes, incluindo amostras de agências de fomento e doutores, apontam que o Brasil precisa de uma política nacional para gestão de dados”, analisa a doutora.
Clippings Relacionados
- 21.10.21
- 00:10
- 02.09.21
- 00:09
- 02.09.21
- 00:09
- 02.09.21
- 00:09
- 28.06.21
- 00:06