Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Informativos


Treinamentos

BCZM promove treinamento sobre ferramentas de auxílio à pesquisa


Terça, 09 Junho 2020
Hellen Almeida de Agecom

A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da UFRN realizou uma parceria com a Elsevier para promover três seminários na Web (webinars). O primeiro deles acontece no dia 23 de junho, às 16h, e será sobre a Organização da pesquisa com a ferramenta Mendeley. As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, no endereço eletrônico https://bit.ly/376A3H2. Podem participar do seminário a comunidade acadêmica da UFRN e também de outras instituições, com direito a receber certificados.

A programação consta ainda de mais dois webinars, um que irá acontecer no dia 2 de julho, das 16h às 17h30, com a temática Como elaborar uma revisão bibliográfica eficiente utilizando a plataforma Scopus (link). Já no dia 8 de julho, será a vez de conhecer como Como descobrir e recuperar um rico e valioso conteúdo de revistas e livros no ScienceDirect, que acontece das 16h às 17h (link). Todos os treinamentos serão realizados pela Training Analist da Elsevier, Aline Bastos. 

A realização dos seminários surgiu da necessidade da UFRN em auxiliar os alunos/pesquisadores da Instituição em suas pesquisas, promovendo treinamentos para potencializar as buscas e facilitar a vida acadêmica. “Em tempos que as nossas bibliotecas físicas estão fechadas, temos o papel primordial de levar a informação até nossos usuários, mesmo que seja virtualmente”, ressalta a chefe do Setor de Informação e Referência da BCZM, Kalline Bezerra.

A Elsevier vem promovendo esses treinamentos com as universidades que participam do Consórcio Periódicos Capes. Os usuários do Sisbi terão acesso, via o Portal de Periódicos da Capes, a todo o conteúdo do Scopus e a ScienceDirect, se logando pela Rede CAFe, utilizando seu login e senha do Sigaa.

Vale destacar que o Scopus é o maior banco de dados de resumos e citações da literatura com revisão por pares: revistas científicas, livros, processos de congressos e publicações do setor. A ScienceDirect é utilizada para melhorar a maneira como pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área de saúde e de informações fazem descobertas, lêem, compreendem e compartilham pesquisas acadêmicas. A plataforma dá acesso a mais  de 39 mil títulos de livros e 3.800 revistas revisadas por pares.

Já Mendeley é uma ferramenta/software acadêmico gratuito que auxilia aos pesquisadores organizarem seu banco de referências bibliográficas de acordo com as normas de padronização de trabalhos acadêmicos (ABNT, Vancouver, APA etc). Ela possui milhares de funcionalidades que podem ser agregadas ao editor de texto.

Para outras informações basta entrar em pelas redes sociais da BCZM (Facebook, Instagram e Twitter) ou pelo email sir@bczm.ufrn.br.




Clippings Relacionados

  • 13.07.20
  • 00:07
Treinamento: abertas inscrições para turmas de agosto
As aulas para capacitação sobre o Portal de Periódicos da CAPES são gratuitas
  • 07.07.20
  • 00:07
Treinamento: abertas inscrições para turmas de agosto
As aulas para capacitação sobre o Portal de Periódicos da CAPES são gratuitas
  • 07.07.20
  • 00:07
Treinamento: abertas inscrições para turmas de agosto
Dúvidas podem ser tratadas pelo endereço treinamento.periodicos@capes.gov.br
  • 07.07.20
  • 00:07
SIB UEA realizará treinamento online Science Direct
O treinamento contribui para o desenvolvimento científico da Universidade, promovendo melhoras no ranking institucional
  • 07.07.20
  • 00:07
Capes tem inscrições abertas para treinamento e capacitação
As aulas para capacitação sobre o Portal de Periódicos da CAPES são gratuitas
Fim do contedo da pgina