Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

Eighteenth Century Collections reúne conteúdo de 1701 a 1800


Segunda, 07 Outubro 2019

Eighteenth Century Collections reúne conteúdo de 1701 a 1800 (Imagem: reprodução Google)“Ciências humanas são tão importantes quando exatas e biológicas”, declarou recentemente a cientista política Danielle Allen, que também é diretora do Centro de Ética da Universidade de Harvard, em entrevista à BBC Brasil. Segundo ela, sem os conhecimentos proporcionados por essa área, "não é possível entender a sociedade". A mesma visão se aplica a outros campos considerados subjetivos, como os relacionados às Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes – áreas com expressiva contribuição para a ciência de modo geral.

Assim, acadêmicos, cientistas e profissionais envolvidos com pesquisas em campos como história, literatura, religião, ciências políticas, direito e belas artes, entre outros temas correlatos, se deparam com a contínua necessidade de recorrer a referências históricas para entenderem o contexto atual de diversas situações. Um dos recursos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com essa finalidade é a coleção Eighteenth Century Collections Online (Gale/ECCO).

A base de dados oferece imagens digitalizadas de textos completos de mais de 180 mil registros do século 18 (em cerca de 200 mil volumes), incluindo livros, panfletos, ensaios, mapas, manuscritos e outros materiais publicados entre 1701 e 1800. A plataforma reúne obras raras em diversas áreas do conhecimento, provenientes da British Library – uma das maiores bibliotecas do mundo – e de outras entidades. O principal idioma encontrado é inglês, mas a base também inclui trabalhos em outras línguas.

A ferramenta de pesquisa permite aos usuários uma consulta ampla e amigável, podendo alcançar listas de mais de 33 milhões de páginas por palavra-chave. É possível visualizar as imagens do conteúdo digital, marcar, imprimir e fazer download de trabalhos. Na página inicial da base, são oferecidas opções de áreas de pesquisa, que podem ser utilizadas como filtros para recuperação de resultados:

- História e Geografia;
- Belas Artes;
- Ciências Sociais, Literatura e Linguagem;
- Religião e Filosofia;
- Lei;
- Referência Geral;
- Medicina, Ciência e Tecnologia.

Eighteenth Century Online - ECCO (Imagem: reprodução Gale)Ainda em destaque na pesquisa básica, a plataforma permite realizar buscas utilizando palavra-chave, assunto, autor ou título. Para otimizar a localização do conteúdo, é possível delimitar o período em que a obra foi publicada ou optar por incluir documentos que possuem ano de publicação desconhecido.

A base oferece ao pesquisador mais abas para seleção de preferências de busca: pesquisa avançada, procurar autores, procurar trabalhos, além de outras. Entre os recursos, é possível visualizar os termos mais populares da plataforma. Abaixo estão alguns dos termos de pesquisa mais acessados no último trimestre* do calendário, incluindo o número de vezes que cada expressão foi aplicada. Ao clicar em qualquer uma das sentenças, a base irá executar uma pesquisa por palavra-chave e direcionará o usuário para a lista de resultados correspondente.

- Slavery (1.621)
- Gold (1.318)
- Bell (1.144)
- Women (1.079)
- Ireland (964)
- Tea (779)
- Trade (750)
- Information (735)
- Squire (720)
- Population (718)

O acesso à coleção deve ser realizado por meio da opção buscar base do Portal de Periódicos da CAPES. O termo para consulta à plataforma é “Eighteenth Century Online - ECCO (Gale)”.

A base de dados faz parte dos conteúdos apresentados nos treinamentos on-line do Portal de Periódicos da CAPES. Os usuários podem ter acesso aos dias e horários em que a plataforma será apresentada na área de materiais didáticos – ao pesquisar pelo termo “CENGAGE (Gale) – Horários 2019”, é disponibilizado o cronograma anual em formato pdf. Para ver todos os treinamentos disponíveis, clique aqui.

*Consulta realizada no link “Most Popular Searches” da base de dados no dia 04/10/2019

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 14.10.19
  • 00:10
Usuários de áreas ligadas à pesquisa médica têm acesso ao Ovid MEDLINE
O Portal de Periódicos da CAPES também abriga outros conteúdos do editor, incluindo livros e revistas científicas
  • 30.09.19
  • 00:09
LISA é opção de conteúdo voltado à Ciência da Informação
A base indexa mais de 400 periódicos de cerca de 45 países e 20 idiomas, fornecendo uma cobertura bibliográfica abrangente da literatura acadêmica relacionada à biblioteconomia
  • 25.09.19
  • 00:09
Tesouro da ciência: Science Classic Archive abrange arquivos de 1880 a 1996
A coleção clássica é integrada ao conteúdo atual do periódico Science, o que facilita a pesquisa para os usuários
  • 23.09.19
  • 00:09
Publicação especializada em materiais perigosos faz parte do Portal de Periódicos da CAPES
O Journal of Hazardous Materials apresenta o entendimento e a mitigação de perigos e riscos de determinados materiais na saúde pública e no meio ambiente
  • 17.09.19
  • 00:09
Comunidade acadêmico-científica brasileira tem acesso a bases de dados do IIASA
O instituto é parceiro da CAPES e tem como missão fornecer informações e orientações para a elaboração de políticas mundiais relacionadas a problemas globais
Fim do contedo da pgina