Informativos
CAPES participa da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O Portal de Periódicos é um dos destaques do estande da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A edição será realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília) entre os dias 21 e 27 de outubro. Com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, a SNTC agora faz parte do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, articulado pelo MCTIC com a Presidência da República para intensificar as atividades de popularização da ciência.
A presença da CAPES na SNTC ilustra uma parcela do trabalho desenvolvido pela fundação para diminuir a desigualdade e contribuir com a democratização do acesso à ciência, por meio de programas que alcançam não só a comunidade acadêmico-científica, mas o público brasileiro em geral.
Quem visitar o espaço da CAPES poderá conhecer melhor o novo aplicativo do Portal de Periódicos, lançado em julho. Também será possível ter acesso a outras informações de acesso à biblioteca virtual da CAPES, principalmente aos conteúdos voltados ao ensino fundamental, como o SciberBrain, da Biochemical Society, a Britannica Escola e as ferramentas de pesquisa do Instituto Ciência Hoje (ICH).
Os participantes ainda terão à disposição outros serviços, como o REMAR – projeto que busca facilitar e ampliar a construção e o reuso de recursos educacionais abertos (REA) por meio de uma plataforma web para aprendizagem em ambientes digitais. Com o apoio da CAPES e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o REMAR oferece à comunidade jogos educativos on-line. Os REA ajudam a democratizar o acesso à educação de qualidade e sustentável, seja de forma presencial ou a distância.
SNTC
De 21 a 27 de outubro, o espaço da ExpoBrasília se transformará na Avenida da Ciência – Mundo MCTIC. A exposição reúne todas as entidades vinculadas ao MCTIC em um espaço interativo, com o intuito de mostrar a ciência que é feita no Brasil. Com mais de 180 expositores e 21 mil metros quadrados de área, os visitantes poderão se aproximar do que é feito no dia-a-dia da ciência, por meio de reprodução de experimentos, equipamentos diversos, estúdios de rádio e TV, entre outras atrações.
A entrada no evento é gratuita. A escolha do tema – Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável – se baseia na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pela Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o progresso sustentável em âmbito global. Segundo previsão publicada pelo G1DF, a expectativa é de mais de 90 mil visitantes somente em Brasília (levando-se em conta que a ação ocorre paralelamente em diversos municípios brasileiros).
Mais informações sobre o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e sobre a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia podem ser obtidas no site https://snct.mctic.gov.br/.
Com informações do G1DF
O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"
Informativos relacionados
- 15.10.21
- 00:10
- 13.10.21
- 00:10
- 05.10.21
- 00:10
- 28.09.21
- 00:09
- 27.09.21
- 00:09