Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Eventos

CAPES participa da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Sexta, 18 Outubro 2019

CAPES participa da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Reprodução MCTIC)O Portal de Periódicos é um dos destaques do estande da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A edição será realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasília) entre os dias 21 e 27 de outubro. Com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, a SNTC agora faz parte do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, articulado pelo MCTIC com a Presidência da República para intensificar as atividades de popularização da ciência.

Reprodução MCTICA presença da CAPES na SNTC ilustra uma parcela do trabalho desenvolvido pela fundação para diminuir a desigualdade e contribuir com a democratização do acesso à ciência, por meio de programas que alcançam não só a comunidade acadêmico-científica, mas o público brasileiro em geral.

Quem visitar o espaço da CAPES poderá conhecer melhor o novo aplicativo do Portal de Periódicos, lançado em julho. Também será possível ter acesso a outras informações de acesso à biblioteca virtual da CAPES, principalmente aos conteúdos voltados ao ensino fundamental, como o SciberBrain, da Biochemical Society, a Britannica Escola e as ferramentas de pesquisa do Instituto Ciência Hoje (ICH).

Os participantes ainda terão à disposição outros serviços, como o REMAR – projeto que busca facilitar e ampliar a construção e o reuso de recursos educacionais abertos (REA) por meio de uma plataforma web para aprendizagem em ambientes digitais. Com o apoio da CAPES e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o REMAR oferece à comunidade jogos educativos on-line. Os REA ajudam a democratizar o acesso à educação de qualidade e sustentável, seja de forma presencial ou a distância.

SNTC
De 21 a 27 de outubro, o espaço da ExpoBrasília se transformará na Avenida da Ciência – Mundo MCTIC. A exposição reúne todas as entidades vinculadas ao MCTIC em um espaço interativo, com o intuito de mostrar a ciência que é feita no Brasil. Com mais de 180 expositores e 21 mil metros quadrados de área, os visitantes poderão se aproximar do que é feito no dia-a-dia da ciência, por meio de reprodução de experimentos, equipamentos diversos, estúdios de rádio e TV, entre outras atrações.

A entrada no evento é gratuita. A escolha do tema – Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável – se baseia na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil e pela Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o progresso sustentável em âmbito global. Segundo previsão publicada pelo G1DF, a expectativa é de mais de 90 mil visitantes somente em Brasília (levando-se em conta que a ação ocorre paralelamente em diversos municípios brasileiros).

Mais informações sobre o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e sobre a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia podem ser obtidas no site https://snct.mctic.gov.br/.

Com informações do G1DF

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 29.10.19
  • 00:10
II Encontro CAPES de Ciência Aberta será em 13 de novembro
O evento traz o tema "direitos de propriedade intelectual e políticas institucionais". Inscrições estão abertas
  • 06.09.19
  • 00:09
Editora Clarivate Analytics entrega prêmios para a comunidade acadêmica brasileira
A premiação ocorreu em evento realizado em Brasília na última quarta-feira, 4, contemplando cinco categorias
  • 30.08.19
  • 00:08
Colaboração, tecnologia e inovação permeiam encontro realizado durante o Fórum RNP
Gestores de TI de IFs, Ifes e integrantes de programas de pós-graduação conheceram os resultados da iniciativa e colaboraram para a construção do NasNuvens
  • 26.08.19
  • 00:08
CAPES participa do Fórum RNP 2019
Com o tema Desafios da Transformação Digital no Ensino e Pesquisa, o evento ocorre em Brasília de 26 a 28 de agosto. Acompanhe a programação ao vivo pelo site forum.rnp.br
  • 24.07.19
  • 00:07
Portal de Periódicos está presente na 71ª Reunião Anual da SBPC
Participantes encontram no estande da CAPES informações sobre o Portal de Periódicos, incluindo instruções sobre o novo aplicativo. Há também a possibilidade de participar de mini-treinamentos
Fim do contedo da pgina