Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

Alexander Street Press oferece recursos para estudo de música


Sexta, 06 Dezembro 2019

Alexander Street Press oferece recursos para estudo de música  (Foto: reprodução Google)A indústria fonográfica é uma das que mais crescem no mundo. De acordo com o Global Music Report (GMR), produzido pela International Federation of the Phonographic Industry (IFPI), em 2018, o mercado global de música gravada cresceu 9,7% em comparação ao ano anterior, apresentando um faturamento de mais de US$ 19 bilhões. O Brasil colabora bastante com o cenário e é o décimo país entre os 10 maiores produtores de 2018: 1 – Estados Unidos; 2 – Japão; 3 – Inglaterra; 4 – Alemanha; 5 – França; 6 – Coreia do Sul; 7 – China; 8 – Austrália; 9 – Canadá; 10 – Brasil.

Para que esse mercado se desenvolva em quantidade e qualidade, uma das necessidades de pesquisadores e especialistas é a busca por referencial histórico na literatura. Para isso, obras de grandes compositores clássicos, como Ludwig van Beethoven, Wolfgang A. Mozart, Benjamin Britten, John Cage, Amy Beach e Franz Schubert estão à disposição no acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Seja para fins de trabalho ou simplesmente por admiração, as bases de dados da Alexander Street Press são recursos de valor inestimável para diversas áreas do conhecimento, entre elas Artes, Música, Filosofia e Teologia.

A plataforma contém cinco bibliotecas, que incluem diversos tipos de documentos, como textos, faixas de áudio, partituras, vídeos e imagens. Todos os materiais podem ser acessados separadamente pela opção buscar base, basta inserir na caixa de pesquisa o nome do banco de informações desejado:

- Classical Music Library;
- Classical Scores Library;
- Digital Karl Barth Library;
- Digital Library of Catholic Reformation;
- Digital Library of Classic Protestant Texts.

Música Clássica
A Classical Music Library e a Classical Scores Library são galerias que oferecem acesso a importantes manuscritos clássicos, permitindo o estudo e a análise dos dados, além da contemplação de melodias eruditas. Abrigam os primórdios da música (por exemplo, canto gregoriano) e os principais compositores contemporâneos da história. O conteúdo oferece amplo repertório de música vocal e coral, orquestra, solo, instrumental e ópera. Os usuários também podem encontrar obras de importantes gravadoras: Hyperion, Bridge Records, Sanctuary Classics, Artemis-Vanguard, Hänssler Classic, Vox, entre outras.

Karl Barth
A Digital Karl Barth Library tem um vasto material para pesquisadores ligados à Teologia, pois abrange os trabalhos desse importante teólogo do século XX. São 42 volumes compostos de escritos teológicos, cartas, sermões e pesquisas acadêmicas. Ainda podem ser encontrados 14 volumes da obra Kirchliche Dogmatik, além de documentos, palestras, cartas, sermões, entrevistas, fotografias digitalizadas e arquivos de áudio. Muitos livros e documentos estão disponíveis em edições traduzidas para o inglês.

Bibliotecas Protestante e Católica
A Digital Library of Classic Protestant Texts e a Digital Library of the Catholic Reformation têm seus acervos voltados para conteúdos de diversos autores que se dedicaram à história das reformas protestante e católica. Historiadores, teólogos, pesquisadores, políticos, sociólogos e demais estudiosos interessados nos momentos sociais e religiosos dos séculos XVI e XVII têm ao alcance das mãos a riqueza documental desses períodos. É possível encontrar textos clássicos, escritos pastorais, documentos papais, decretos sinodais, manuais de confessores, comentários bíblicos, tratados teológicos, obras litúrgicas, manuais inquisitoriais, vidas de santos e obras de devoção.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 23.10.19
  • 00:10
MathSciNet é opção de pesquisa em ciências matemáticas
O recurso é a versão eletrônica do tradicional periódico Mathematical Reviews e oferece acesso a um banco de dados de revisões, resumos e informações bibliográficas da literatura da área
  • 14.10.19
  • 00:10
Usuários de áreas ligadas à pesquisa médica têm acesso ao Ovid MEDLINE
O Portal de Periódicos da CAPES também abriga outros conteúdos do editor, incluindo livros e revistas científicas
  • 07.10.19
  • 00:10
Eighteenth Century Collections reúne conteúdo de 1701 a 1800
São mais de 180 mil títulos entre livros, ensaios, panfletos e outros documentos digitalizados das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes
  • 30.09.19
  • 00:09
LISA é opção de conteúdo voltado à Ciência da Informação
A base indexa mais de 400 periódicos de cerca de 45 países e 20 idiomas, fornecendo uma cobertura bibliográfica abrangente da literatura acadêmica relacionada à biblioteconomia
  • 25.09.19
  • 00:09
Tesouro da ciência: Science Classic Archive abrange arquivos de 1880 a 1996
A coleção clássica é integrada ao conteúdo atual do periódico Science, o que facilita a pesquisa para os usuários
Fim do contedo da pgina