Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Portal de Periódicos

Aplicativo .periodicos. permite acesso a acervo completo do Portal de Periódicos


Quarta, 15 Janeiro 2020

Tela inicial do aplicativo do Portal de Periódicos (CGPP/CAPES)Que tal começar 2020 consultando o acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de uma forma diferente? O aplicativo .periodicos. passou por melhorias exatamente para proporcionar aos usuários mais uma alternativa para realizar pesquisas científicas.

O aprimoramento foi disponibilizado em julho de 2019 e trouxe para a comunidade brasileira um serviço completamente repaginado. O principal foco dessa versão é a usabilidade. Outro ponto de destaque é a busca unificada por materiais de todos os tipos, o que permite ao usuário maior fluidez e uma melhor experiência durante as pesquisas. A atualização conta ainda com outras funcionalidades:

- Visualização das instituições participantes do Portal de Periódicos no mapa, contendo dados de localização e contato, além da possibilidade de traçar rota até o local;

- Atribuição de tags (etiquetas) e anotações aos conteúdos salvos como favoritos;

- Recuperação dos materiais baixados pelos termos inseridos nas etiquetas, tornando os materiais mais acessíveis.

A primeira versão da plataforma móvel do Portal de Periódicos foi desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e lançada em 2014. A partir da experiência dos usuários foi possível aperfeiçoar a ferramenta ao longo dos anos. Dessa forma, o aplicativo atual foi repensado para oferecer recursos mais modernos e com mais opções de interação. Tudo isso com uma interface atrativa e amigável.

O aplicativo .periodicos. permite a realização de pesquisas no acervo completo do Portal de Periódicos da CAPES, de forma que todo o conteúdo acessível pelo site tradicional também pode ser consultado por meio da plataforma móvel, desde que a rede seja autorizada.

O reconhecimento de IP é feito automaticamente quando o usuário utiliza o app na rede da instituição à qual é vinculado. Em caso de acesso remoto, é possível fazer login na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Além disso, usuários com ou sem vínculo a instituições participantes do Portal têm à disposição um vasto acervo em acesso aberto.

Desde o lançamento da nova versão, o app contabiliza mais de 76 mil downloads, somando os sistemas operacionais iOS e Android. A plataforma digital está disponível nas duas lojas de aplicativos.

Faça a experiência! Caso tenha sugestões ou comentários, é possível realizar a avaliação na loja de aplicativos ou enviar um e-mail para periodicos@capes.gov.br.

Acesse aqui o Guia do Portal de Periódicos, que inclui um tópico com tutorial para uso do aplicativo.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 06.01.20
  • 00:01
Renovação de conteúdos para 2021
Regularmente o Portal de Periódicos da CAPES tem seu acervo avaliado para manutenção ou cancelamento de conteúdos
  • 19.12.19
  • 00:12
Conheça os novos membros do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos
Criado em 2001, o PAAP planeja, coordena e executa ações com a finalidade de facilitar e promover o acesso à informação científica e tecnológica por meio do Portal de Periódicos
  • 19.12.19
  • 00:12
Conheça os novos membros do Grupo de Trabalho do Portal de Periódicos da CAPES
A atual formação do GT foi designada pela portaria n° 218, de 16 de setembro de 2019
  • 27.11.19
  • 00:11
Portal de Periódicos da CAPES participa da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFB
Usuários do campus Gama tiveram a oportunidade de participar de treinamento presencial sobre o Portal, ministrado pela bibliotecária da equipe Mariana Castro
  • 23.11.19
  • 00:11
Apresentações do III Seminário do Portal de Periódicos da CAPES estão disponíveis para consulta
Arquivos referentes ao II Encontro CAPES de Ciência Aberta também estão disponíveis na página do evento
Fim do contedo da pgina