Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Informativos


Acervo

FSTA reúne conteúdo especializado em ciência dos alimentos


Quinta, 23 Janeiro 2020

FSTA reúne conteúdo especializado em ciência dos alimentos (Photo by jcomp - www.freepik.com)Um dos papéis fundamentais da ciência dos alimentos é investigar e esclarecer os mistérios que cercam a comida consumida pela sociedade diariamente. O campo é considerado multidisciplinar, por abranger diversas possibilidades e, consequentemente, quase todas as áreas do conhecimento. Zootecnia, nutrição e saúde coletiva são algumas das vertentes no leque de quem atua com ciência e tecnologia dos alimentos e fazem parte da base de dados Food Science and Technology Abstracts (FSTA), disponível no Portal de Periódicos CAPES.

A plataforma é uma fonte que abarca em especial pesquisa e informação científica e tecnológica voltadas aos setores ligados a alimentos e bebidas. Entretanto, além das principais áreas acerca da temática, o FSTA inclui conteúdo relevante em campos relacionados, incluindo:

- Agricultura
- Técnicas analíticas
- Ciência Animal
- Fabricação de cerveja e destilação
- Economia, negócios e gestão
- Endocrinologia
- Saúde Ambiental
- Epidemiologia
- Fabricação de alimentos
- Segurança alimentar
- Metabolômica
- Microbiologia
- Alimentos para animais domésticos
- Ciência das plantas
- Psicologia
- Ciência do esporte
- Toxicologia
- Viticultura e enologia

O FSTA contém mais de 1.5 milhão de registros com resumos informativos, quase 5.500 revistas científicas e conteúdo de 60 países, em 29 idiomas, com resumos de referência que contemplam mais de 50 anos de pesquisa. Os recursos incluem periódicos, livros, publicações não-científicas, revisões, anais de congressos, relatórios, patentes e normas. Além disso, segundo o editor, cerca de 1.700 novas entradas são adicionadas a cada semana.

Com cobertura mundial de literatura científica e tecnológica relacionada a alimentação e saúde, a base de dados tem suas fontes frequentemente revistas para assegurar a relevância e a qualidade do material. Em todos os tipos de publicação, os registros são extraídos de mais de 22 mil fontes.

O acesso à plataforma pelo Portal de Periódicos CAPES deve ser feito por meio da opção buscar base. O conteúdo é da editora EBSCO.

A base FSTA é um dos conteúdos que são apresentados nos treinamentos on-line do Portal de Periódicos CAPES. Por ser um conteúdo multidisciplinar, está presente em várias semanas temáticas da capacitação. A agenda de treinamentos de 2020 terá início em 9 de março. A programação será divulgada na área de notícias e no link de treinamentos.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"



Informativos relacionados

  • 21.05.20
  • 00:05
Materiais auxiliam profissionais de TI a enfrentar desafios da quarentena
Com o aumento do acesso à internet devido à pandemia de covid-19, cresceram também os desafios dos profissionais da área para combater ciberataques e manter outras demandas ativas
  • 05.03.20
  • 00:03
RePEc oferece arquivos para a comunidade de Economia
Entre o conteúdo bibliográfico, os usuários do Portal encontram documentos, artigos, livros e links da área
  • 28.02.20
  • 00:02
Portal de Periódicos CAPES indexa mais de 40 títulos da Duke University Press
A editora, vinculada à Universidade Duke, dos Estados Unidos, é reconhecida em âmbito internacional principalmente nas áreas de ciências humanas e sociais
  • 13.02.20
  • 00:02
Embase agora faz parte do Portal de Periódicos CAPES
A plataforma da editora Elsevier contém informações biomédicas e de farmacologia
  • 11.02.20
  • 00:02
Títulos da Annual Reviews compõem acervo do Portal de Periódicos CAPES
A plataforma contempla publicações multidisciplinares, com disponibilidade a partir de 1932
Fim do contedo da pgina