Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Informativos


Editores

Editoras respondem ofício da CAPES com conteúdos abertos sobre covid-19


Segunda, 30 Março 2020

Editoras respondem ofício da CAPES com conteúdos abertos sobre covid19 (Imagem: reprodução freepik.com)A EBSCO é uma das organizações parceiras do Portal de Periódicos CAPES e representa diversas editoras com conteúdo disponível no acervo. Em resposta ao ofício assinado pelo presidente da CAPES, Benedito Aguiar, onde as entidades científicas são convocadas a liberar o acesso a conteúdos referentes ao novo coronavírus, a EBSCO sinalizou algumas editoras que aderiram ao movimento para beneficiar a comunidade científica com recursos pertinentes ao atual momento:

1. AIP Publishing
O American Institute of Physics (AIP) apurou uma coleção de artigos acerca do novo coronavírus e disponibilizou abertamente para a comunidade de pesquisa. “O conteúdo examina vários aspectos de doenças infecciosas, epidemias, epidemiologia computacional e pandemias. A coleção inclui artigos publicados em vários periódicos da AIP Publishing e na AIP Conference Proceedings”, indica Lawrence Zhornist, gerente sênior da editora. Acesse aqui.

2. Cambridge
“O impacto da pandemia de coronavírus está impondo grandes desafios para professores, pesquisadores e alunos. Na Cambridge University Press, estamos comprometidos em apoiá-los neste momento difícil”, declarou a editora.

Para prover o suporte proposto, a editora fez uma triagem de recursos sobre o tema em duas páginas: a primeira contém iniciativas da divisão acadêmica para responder ao covid-19; a segunda congrega todo conteúdo científico da Cambridge relacionado ao novo coronavírus em acesso aberto, incluindo coleções de artigos de periódicos e capítulos de livros.

3. Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE)
O instituto percebeu que muitos usuários do IEEE Xplore estão de alguma forma envolvidos na luta contra o covid-19 e seus efeitos em diferentes esferas – saúde, segurança, pesquisa, infraestrutura, comunicações, entre outras. Por isso, identificou artigos e padrões que podem ajudar no gerenciamento da pandemia. Se algum conteúdo da editora útil para o entendimento do vírus não for localizado na página, pesquisadores podem entrar em contato pelo e-mail onlinesupport@ieee.org. Acesse aqui.

4. Oxford
A Oxford University Press (OUP) também disponibilizou gratuitamente conteúdo de seus recursos on-line e principais periódicos, a fim de auxiliar pesquisadores, profissionais da medicina, decisores políticos e demais profissionais que trabalham na abordagem dessa emergência de saúde pública. Acesse aqui.

4. Royal Society of Chemistry
Com mais de 54 mil membros, a RSC representa o corpo profissional de cientistas químicos do Reino Unido e apoia pesquisadores ligados à sociedade, reunindo cientistas da área em todo o mundo. A entidade reuniu numa única página todos os artigos sobre coronavírus publicados pela RSC, de forma gratuita. Acesse aqui.

5. SAGE Journals
A Sage acredita no poder das ciências sociais e comportamentais de converter pesquisas em políticas, práticas e procedimentos para melhorar e salvar vidas. Para colaborar com a crise de saúde atual, a editora selecionou uma coleção que “inclui as mais recentes pesquisas médicas relacionadas ao vírus, bem como as principais pesquisas sociais e comportamentais para ajudar indivíduos, comunidades e líderes a tomar decisões”. Acesse aqui.

6. Taylor & Francis
Como editora especializada em pesquisas ​​sobre ciência, tecnologia, medicina, humanidades e ciências sociais, a Taylor & Francis está comprometida em ajudar autoridades de saúde pública, pesquisadores, clínicos e público em geral a conter e gerenciar a disseminação do covid-19. Para isso, reuniu ferramentas substanciais como referências, artigos de pesquisa, capítulos de livros e informações que podem ser acessadas livremente. Acesse aqui.

Todos os recursos serão disponibilizados em acesso aberto por período limitado, a ser definido por cada editora.

Acesso aos recursos pelo Portal de Periódicos CAPES
Para verificar os demais conteúdos de cada editora, indexados no Portal de Periódicos CAPES, é preciso acessar a opção de consulta buscar base e inserir como termo de pesquisa o nome do editor. Todas as editoras citadas também podem ser localizadas pela consulta em buscar periódico.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de seus textos informativos desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos CAPES"

 



Informativos relacionados

  • 22.05.20
  • 00:05
Senac lança nova versão de sua biblioteca digital
Um dos destaques da nova plataforma é a possibilidade de acessar os livros off-line a partir de smartphones e tablets
  • 15.05.20
  • 00:05
Palestras gratuitas sobre bases de dados da Elsevier
A editora disponibilizou a agenda das próximas semanas, com diversos webinars das bases Compendex (Engineering Village), Science Direct e Scopus, disponíveis no Portal de Periódicos
  • 13.05.20
  • 00:05
Webinar sobre bibliometria, avaliação e qualidade da produção científica ocorrerá no dia 28 de maio
A apresentação gratuita vai explorar as ferramentas Web of Science e Journal Citation Reports, disponíveis no Portal de Periódicos CAPES. É necessário fazer inscrição para participar
  • 06.05.20
  • 00:05
Cambridge University Press oferece treinamento para uso de sua plataforma acadêmica
A apresentação será no dia 8 de maio, às 14h, e englobará de forma abrangente as funcionalidades da base multidisciplinar Cambridge Core. Os interessados devem realizar inscrição para garantir a vaga
  • 04.05.20
  • 00:05
Elsevier promove webinar sobre publicação de livros eletrônicos
A sessão será no dia 7 de maio, às 15h. Interessados devem realizar inscrição gratuita em link indicado pela editora
Fim do contedo da pgina