Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Informativos


Editores

Elsevier lança infográfico sobre tendências globais em pesquisa de doenças infecciosas


Terça, 31 Março 2020

Nas últimas duas décadas, doenças infecciosas tiveram impacto global massivo na sociedade. Ebola, influenza A (H1N1), SARS, MERS e zika vírus fizeram com que pesquisadores de todo o mundo trabalhassem para aumentar o conhecimento sobre as emergências de saúde pública e como responder mais rapidamente a elas. Os resultados obtidos no passado são de expressa relevância para o controle da pandemia de covid-19.

Elsevier lança infográfico sobre tendências globais em pesquisa de doenças infecciosas (Imagem: reprodução Elsevier)
A Elsevier, parceira do Portal de Periódicos CAPES, fez uma compilação de informações sobre pesquisas desenvolvidas acerca de doenças infecciosas para traçar um panorama da produção científica nesse segmento da saúde. O levantamento deu origem a um infográfico, lançado ontem (30), em um webinar da editora. O documento é intitulado “Global Research Trends in Infectious Disease”.

Para chegar ao resultado, especialistas em ciências da informação e microbiologia filtraram a informação acadêmica gerada entre 1996 e 2018, que ajuda a entender os impactos na pesquisa científica. Os dados foram extraídos das plataformas Scival e Scopus. O material apresenta detalhes como: quantidade e crescimento no número de publicações sobre cada vírus, instituições com maior desempenho em pesquisa no assunto, número de mortes causadas e tópicos de tendência.

Embora não inclua informações sobre o covid-19, o documento agrega valor ao tema, uma vez que comprova o volume de estudos dedicados a outras doenças infecciosas. A análise de situações históricas similares é relevante para conter a atual pandemia. Simultaneamente às referências buscadas na literatura, informações sobre o novo coronavírus são apuradas e disponibilizadas continuamente pela Elsevier.

Clique aqui para saber com acessar conteúdo aberto da Elsevier sobre o novo coronavírus.

Clique aqui para fazer download do infográfico “Global Research Trends in Infectious Disease”.

Acesso ao conteúdo da Elsevier pelo Portal de Periódicos CAPES
O Portal de Periódicos CAPES indexa e disponibiliza para a comunidade brasileira diversos conteúdos da editora Elsevier. Os usuários encontram no acervo as bases de dados ScienceDirect, Embase, Cell Press Collection, Clinics Collection, Scopus e outras.

Para consultar os recursos disponíveis, o acesso deve ser feito a partir da opção de consulta buscar base. Na opção buscar periódico é possível recuperar a listagem completa das revistas científicas da editora oferecidas para os usuários, inserindo no campo de consulta o nome da publicação, o código ISSN ou selecionando o editor/fornecedor “Elsevier ScienceDirect”.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de seus textos informativos desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos CAPES"



Informativos relacionados

  • 29.05.20
  • 00:05
Elsevier lança podcast para usuários do Brasil e da América Latina
A iniciativa tem como objetivo dar voz a pesquisadores e grandes nomes da comunidade científica da região
  • 22.05.20
  • 00:05
Senac lança nova versão de sua biblioteca digital
Um dos destaques da nova plataforma é a possibilidade de acessar os livros off-line a partir de smartphones e tablets
  • 15.05.20
  • 00:05
Palestras gratuitas sobre bases de dados da Elsevier
A editora disponibilizou a agenda das próximas semanas, com diversos webinars das bases Compendex (Engineering Village), Science Direct e Scopus, disponíveis no Portal de Periódicos
  • 13.05.20
  • 00:05
Webinar sobre bibliometria, avaliação e qualidade da produção científica ocorrerá no dia 28 de maio
A apresentação gratuita vai explorar as ferramentas Web of Science e Journal Citation Reports, disponíveis no Portal de Periódicos CAPES. É necessário fazer inscrição para participar
  • 06.05.20
  • 00:05
Cambridge University Press oferece treinamento para uso de sua plataforma acadêmica
A apresentação será no dia 8 de maio, às 14h, e englobará de forma abrangente as funcionalidades da base multidisciplinar Cambridge Core. Os interessados devem realizar inscrição para garantir a vaga
Fim do contedo da pgina