Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Informativos


Editores

Cambridge oferece acesso a coleções de e-books para apoiar estudos durante pandemia


Quinta, 09 Abril 2020

Cambridge oferece acesso a coleções de e-books para apoiar estudos durante pandemia (Foto: Suksao | Freepik)A pandemia de covid-19 afetou todo o mundo, interrompendo práticas rotineiras que requerem aglomeração de pessoas. A educação foi uma das áreas afetadas, incluindo o ensino superior. Para amenizar os prejuízos, diversas corporações seguem investindo em ações que diminuam o impacto gerado pelo afastamento social. A Cambridge University Press (CUP), além de disponibilizar recursos para pesquisa sobre o vírus, oferece acesso institucional gratuito a uma coletânea com mais de 2.000 e-books hospedados na plataforma Cambridge Core.

A ação visa apoiar bibliotecas, professores e estudantes das instituições que já acessam o Portal de Periódicos e continuam se dedicando às atividades acadêmicas. “Como mantemos uma valiosa parceria com a CAPES por muitos anos, estendemos o conteúdo assinado com a oferta de e-books a todas as Instituições de Ensino Superior que fazem parte da fundação”, explica Vera Medeiros, gerente de vendas da editora. Inicialmente o conteúdo estaria disponível até maio, mas a Cambridge prorrogou o acesso gratuito até 29 de junho de 2020.

A coleção inclui os seguintes materiais: 

Cambridge Companions
Composto por uma série de guias oficiais, o conteúdo é escrito por especialistas renomados e oferece apresentações animadas e direcionadas principalmente a escritores, artistas e filósofos. A coleção gira em torno de literatura e clássicos, música, filosofia, religião e cultura.

Cambridge Histories
É uma coletânea de referência que abrange 350 volumes em 10 áreas de estudo: filosofia e pensamento político; literatura; história americana; história antiga e estudos clássicos; história asiática; história britânica e europeia; história global; música e teatro; Oriente Médio e África; religião.

Cambridge Elements
A base apresenta um novo conceito em publicação e comunicação acadêmica, combinando livros e periódicos. O conteúdo comporta pesquisas originais e revisadas por pares, organizadas em séries. A cobertura abrange esses tópicos principais: ciências da terra e do ambiente; ciências da vida; economia; engenharia; estatística e probabilidade; filosofia; gestão; história; linguagem e linguística; literatura; matemática; política e relações internacionais; psicologia; religião.

Institutional Textbooks on Core
Conteúdo totalmente referenciado, com todas as referências exibidas, compatível com OpenURL e vinculado on-line através do CrossRef. Contém os principais livros disponíveis em física, ciências da terra, ciências da vida, matemática, engenharia e ciências sociais e humanas. Permite aos usuários salvar suas pesquisas para facilitar o resgate em uma data posterior.

Mais informações podem ser obtidas neste site e na página de perguntas e respostas frequentes da Cambridge.

Acesso pelo Portal de Periódicos CAPES
Os usuários têm duas formas de localizar o conteúdo da Cambridge indexado no Portal de Periódicos CAPES. A primeira é na opção buscar base: basta inserir o nome da editora no campo de pesquisa para recuperar o resultado.

Para ter acesso às revistas científicas individualmente, é possível pesquisar pelo link buscar periódico. Aqui os usuários devem inserir o nome da publicação, o código ISSN ou ainda selecionar o editor/fornecedor Cambridge University Press.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de seus textos informativos desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos CAPES"



Informativos relacionados

  • 24.09.20
  • 00:09
Workshop on-line desmistifica processo de revisão por pares
O minicurso será no dia 15 de outubro, às 14h. Além de abordar a revisão por pares, a sessão terá dicas práticas sobre fatores que os autores devem considerar em seus manuscritos
  • 21.09.20
  • 00:09
Sessão on-line esclarece dúvidas sobre direitos autorais e armazenamento de dados
O webinário “Políticas e Permissões da Elsevier e Repositórios Institucionais” será no dia 22/09, às 14h. O evento é aberto a todos os interessados no tema. Inscreva-se e participe
  • 18.09.20
  • 00:09
Webinário oferece dicas para potencializar os resultados da pesquisa
Promovida pela editora Emerald, a sessão gratuita será no dia 29 de setembro, às 15h. Saiba como participar
  • 14.09.20
  • 00:09
Método PICO será destaque de webinário para pesquisas em literatura baseada em evidências
A sessão apresentará as formas de uso da estratégia com direcionamento para o conteúdo Ovid, disponível no Portal de Periódicos CAPES
  • 31.08.20
  • 00:08
Uso de ferramentas virtuais para ensino e pesquisa será tema de webinário no dia 3 de setembro
A sessão tem o objetivo de discutir como os recursos voltados às Ciências da Vida apoiam docentes e alunos na busca de soluções para problemas sanitários e de saúde no Brasil
Fim do contedo da pgina