Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Informativos


Acervo

Materiais auxiliam profissionais de TI a enfrentar desafios da quarentena


Quinta, 21 Mai 2020

Profissionais de TI lidam com maior volume de ciberataques durante a pandemia (Imagem: Pressfoto / Freepik)Desde o início do isolamento social no Brasil, decorrente da pandemia do novo coronavírus (covid-19), houve um aumento de mais de 30% no tráfego de internet no País, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTeleBrasil). Grande parte da população intensificou o uso de recursos on-line para seguir trabalhando em home office, estudar e se informar, além de investir em atividades de lazer, como assistir filmes/séries/lives, realizar passeios virtuais, ouvir música e participar de jogos.

Com isso, profissionais ligados à tecnologia também tiveram um grande aumento nas demandas de trabalho. Os ataques phishing contra dispositivos móveis de usuários brasileiros, por exemplo, tiveram um aumento de 124% em março de 2020, quando comparado ao mês anterior, segundo a empresa de cibersegurança Kaspersky. Nesse tipo de abordagem (phishing), os cibercriminosos utilizam mensagens falsas para enganar as pessoas e fazer com que elas forneçam seus dados para fins maliciosos.

A pandemia veio para acentuar o que já era uma tendência. Dados revelam que, em 2019, a América Latina e o Caribe registraram 85 bilhões de tentativas de golpes cibernéticos. Apenas no Brasil, foram mais de 24 bilhões de tentativas de ataques, o que representa uma média de 65 milhões de tentativas por dia. As informações são do Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, ferramenta que coleta e analisa incidentes de segurança cibernética em todo o mundo.

Portal de Periódicos comporta coleções de recursos ligados à ciência da computação (Imagem: Master1305 / Freepik)Os entraves exigem de cientistas da computação – e de outros grupos que atuam no setor – uma dinâmica abrangente e diversificada para cumprir o papel de proteger a sociedade. Pesquisadores da área que investem em estudos na intenção de evitar esses e outros tipos de fraudes virtuais encontram no Portal de Periódicos CAPES uma série de conteúdos para referência e consulta. Estudantes de áreas correlacionadas também podem se beneficiar da oferta de material disponível no acervo. Além disso, usuários de outras áreas que têm curiosidade sobre o assunto podem ter acesso a vários artigos interessantes.

Pela opção buscar assunto, é possível recuperar resultados a partir da inserção de palavras-chaves. Para um maior alcance, recomenda-se o uso de termos em inglês, como “cyber attack”, “cyber security”, “technology”, “information security”, “ethical hacking”, “programming”, entre outros.

Além dessa alternativa, o volume de bases de dados e coleções de revistas científicas disponíveis ajuda a compor o cenário de formação e capacitação de usuários vinculados à área. Conheça alguns conteúdos:

ACM Digital Library
A biblioteca digital da Association for Computing Machinery (ACM) é um repositório de recursos para apoiar a pesquisa e a prática de computação, embora o conteúdo contemple também áreas afins, como matemática, engenharia elétrica, eletrônica, telecomunicações, estatística e probabilidade.

Pela opção buscar base, os usuários encontram dois resultados relacionados ao editor: a ACM Digital Library (base de dados de texto completo que fornece acesso à coleção de publicações e citações bibliográficas da ACM) e ACM Computing Reviews (base de dados referente a publicação mensal da ACM, com resumos e revisões da literatura em ciência da computação).

ASME Digital Collection
A plataforma ASME Digital Collection, da American Society of Mechanical Engineers (ASME), oferece acesso ao texto completo de revistas científicas da sociedade. A coleção compreende mais de 30 títulos em diversas áreas de engenharias e ciências exatas como química, física, materiais e ciência da computação. O conteúdo por ser pesquisado nas opções buscar base ou buscar periódico.

CiteSeer
Essa plataforma de referenciais com resumos tem como objetivo aperfeiçoar a disseminação e a realimentação da literatura científica dedicada, principalmente, à ciência da computação e informação. Além de propagar a literatura, o CiteSeerx visa fornecer melhorias em funcionalidade, usabilidade, disponibilidade, custo, abrangência e eficiência no acesso ao conhecimento científico e acadêmico. Assim, oferece recursos como algoritmos, dados, metadados, serviços, técnicas e softwares que podem ser usados para promover outras bibliotecas digitais. Para ter acesso ao conteúdo, é preciso localizá-lo pela opção buscar base.

Computer and Information Systems Abstracts
A base de dados integra a plataforma Advanced Technologies & Aerospace Database, da editora ProQuest. Dessa forma, pode ser consultada de duas formas no Portal: pelo nome da própria base ou pelo nome da plataforma que a engloba.

O conteúdo reúne a literatura referente a pesquisas teóricas e suas aplicações em computação e sistemas de informação. Indexa mais de três mil títulos de revistas científicas, além de anais de congressos, relatórios técnicos, patentes, livros e publicações de conteúdo comercial. As principais áreas de cobertura incluem: inteligência artificial; aplicativos; programação de computadores; sistemas; ambiente computacional; hardware; sistemas da informação; matemática; e engenharia de software. O conteúdo pode ser acessado pelo link buscar base.

Computers and Applied Sciences Complete
Trata-se de uma base de dados de referências, resumos e texto completo na área de TI, disponível no Portal de Periódicos CAPES pela plataforma EBSCOHost. O conteúdo cobre o espectro de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia da informação, além de disciplinas de ciências aplicadas.

Contém uma coleção de conhecimentos sobre os desafios das engenharias tradicionais e é um recurso para pesquisa sobre as implicações sociais das novas tecnologias. Fornece indexação e resumos de mais de 2200 revistas científicas, publicações profissionais e outras fontes de referência. Oferece acesso em texto completo a mais de mil periódicos. O conteúdo pode ser acessado pelo link buscar base.

Outros conteúdos
Profissionais, pesquisadores e estudantes também podem, eventualmente, localizar conteúdo na plataforma da editora Senac e em bases de dados interdisciplinares, como Academic Search Premier, Academic OneFile, Wiley Online Library, SpringerLink (Springer Nature), ScienceDirect, Project Muse, Sage Journals Online, Highwire Press, World Scientific, Cambridge Core e Oxford Journals.

Outra opção é buscar bases de dados de áreas correlacionadas, como a Now Publishers, voltada para administração, contabilidade, economia e engenharia.

Também estão disponíveis conteúdos de acesso aberto, como Directory of Open Access Journals (DOAJ), Directory of Open Access scholarly Resources (ROAD) e SciElo. Na busca avançada da opção buscar base, o usuário pode selecionar o tipo de conteúdo, incluindo diretórios de pesquisa, repositórios de teses e dissertações e institucionais. No link buscar periódico é possível ainda selecionar o editor/fornecedor “Periódicos Nacionais” para obter resultados de pesquisa.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de seus textos informativos desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos CAPES"



Informativos relacionados

  • 10.09.20
  • 00:09
Conteúdos Gale estão com acesso limitado por tempo determinado
Algumas coleções ficarão indisponíveis para consulta devido à alteração contratual da editora com a CAPES. Previsão de normalização é final de setembro
  • 08.09.20
  • 00:09
Portal de Periódicos dispõe de série de videoaulas sobre uso do SciFinder
Os tutoriais estão em português, com buscas guiadas em diversas modalidades da plataforma. O material está disponível na área de materiais didáticos
  • 26.08.20
  • 00:08
Highwire Press abriga milhões de registros científicos
Indexada no Portal de Periódicos, a plataforma disponibiliza artigos e outros conteúdos próprios e de parceiros, como universidades e sociedades científicas
  • 21.08.20
  • 00:08
Biochemical Society: conteúdo de bioquímica disponível no Portal de Periódicos CAPES
O recurso tem o objetivo de promover a compreensão dos desafios da área, além de atuar como catalisador da investigação científica, do ensino e da formação de pesquisadores
  • 13.08.20
  • 00:08
INFORMS: conteúdo especializado em administração e gestão empresarial
A CAPES assina 14 periódicos da base em texto completo, com conteúdos que passam por marketing, gestão, estratégia, operações e serviços
Fim do contedo da pgina