Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acesso remoto e CAFe

Adesão à CAFe simplifica acesso remoto em instituições usuárias do Portal


Terça, 14 Dezembro 2010

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), já foram finalizados os testes para acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), serviço provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O próximo passo é divulgar o Serviço aos professores, pesquisadores e alunos da instituição.

Segundo Rejane Raffo Klaes, bibliotecária da Faculdade de Odontologia da UFRGS e help-desk do Portal de Periódicos na região Sul, a divulgação será feira em parceria com Centro de Processamento de Dados (CPD) da instituição. Além disso, a novidade será incorporada à programação dos treinamentos no uso do Portal, que são oferecidos  periodicamente pela biblioteca.

“Trata-se de um avanço extraordinário, mesmo para quem já tinha acesso remoto, como a UFRGS”, afirma Klaes. Ela explica que a adesão à CAFe assegura o acesso integral ao Portal, 24 horas por dia.

A UFRGS já conta com um serviço de acesso remoto ao Portal de Periódicos, que é feito por meio de um Proxy. Ele que permite que um usuário se conecte a um servidor para acessar, a distância, serviços oferecidos pela instituição. O problema é esse tipo de acesso exige a configuração do navegador de internet pelo pesquisador. “E isso não é algo trivial. Vários pesquisadores que têm dificuldade de configurar um Proxy”, explica Roger Itai, que é gerente técnico do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos, uma parceria da CAPES com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O ingresso do Portal de Periódicos como serviço oferecido aos integrantes da CAFe simplifica os procedimentos de acesso remoto em instituições que utilizam a solução do Proxy, como a UFRGS. “Ele reduz o número de cliques que o usuário precisa fazer, facilitando o uso e promovendo a ferramenta”, explica Klaes. “Havia casos de pesquisadores que não conseguiam acessar o Portal de Periódicos via Proxy em conexões 3G, pois a firewall do provedor bloqueava esse tipo de acesso”.

Comparado ao uso de servidores Proxy, o acesso remoto ao Portal de Periódicos pela Comunidade Acadêmica Federada é também mais seguro. “Ele elimina possibilidade de uso indevido do Proxy. Se houver algum uso indevido, ele é identificado e eliminado”, afirma Luiz Augusto Garcia, técnico do Projeto de Atualização do Portal de Periódicos.

O aceso remoto à CAFe é feito por meio do Shibooleth, que protege a privacidade no acesso às informações autenticadas e disponibilizadas on-line.O Shibooleth é uma tecnologia amplamente difundida e é utilizada por consórcios de bibliotecas nos Estados Unidos e Europa.

Modernização

Para o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, o ingresso do Portal de Periódicos como um provedor de serviço da CAFe é mais uma iniciativa da Capes para modernizar essa ferramenta de pesquisa. “Hoje, o Portal é mais do que uma biblioteca. Ele permite fazer pesquisas em seu acervo por palavras-chaves, autores e outros critérios. Permite que você faça buscas federadas em várias bases de dados”.

Para Cantídio, o aumento do uso do Portal de Periódicos pela comunidade acadêmica brasileira não depende só da Capes. “A Capes fez um esforço enorme de modernização do Portal de Periódicos, mas cabe também a universidades prover os meios para o aprendizado e o uso da língua inglesa, senão o uso será restrito ao conteúdo de alguns poucos periódicos de língua portuguesa”.

Portal de Periódicos da Capes


Notícias relacionadas

  • 09.01.19
  • 00:01
Manutenção corretiva no serviço de acesso remoto ao Portal de Periódicos
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa faz hoje, 9/1, manutenção nos servidores da CAFe
  • 22.07.16
  • 03:07
Tecnologia que viabiliza acesso remoto ao Portal de Periódicos passa por atualização
As instituições que fazem uso do acesso remoto pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) devem atualizar o sistema Shibbolleth até o final de julho
  • 10.10.14
  • 03:10
Instituições participantes têm acesso remoto ao Portal de Periódicos
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) oferece o serviço por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)
  • 04.03.13
  • 03:03
Membros da CAFe acessam remotamente o Portal de Periódicos
Usuários das instituições participantes do Portal de Periódicos e membros da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) acessam o conteúdo científico fora da instituição.
  • 30.01.12
  • 03:01
Acesso remoto ao Portal de Periódicos para bolsistas da Capes
Bolsistas de mestrado e doutorado já podem acessar todo o conteúdo disponível no Portal de qualquer lugar do mundo.
Fim do contedo da pgina