Inglês sem Fronteiras promove o acesso de estudantes a curso de inglês 19.12.12 - Portal de Periódicos

Candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras terão acesso a cursos de inglês para melhorar a proficiência na língua e disputar as bolsas de estudo no exterior. A iniciativa foi lançada nesta terça-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que assinou a portaria instituindo o Programa Inglês sem Fronteiras. O objetivo é preparar os estudantes brasileiros para ter acesso às melhores universidades estrangeiras a partir do domínio do inglês, a língua internacional da ciência.

Serão oferecidos cursos presenciais e online, além da aplicação do exame TOEFL, teste de inglês como uma língua estrangeira exigido para ingresso nos programas de instituições no exterior. Todos os estudantes elegíveis ao Programa Ciência sem Fronteiras, que obtiverem mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), poderão se candidatar a uma vaga.

As universidades aplicarão um teste de nivelamento para diagnosticar o grau de conhecimento do candidato na língua. Os alunos mais próximos da proficiência participarão do curso presencial, enquanto os demais receberão uma senha de acesso ao curso My English Online (MEO) em formato de Educação a Distância (EaD). “Todos os estudantes terão acesso ao curso independente da área do conhecimento. Há uma demanda crescente por línguas e o MEC está buscando responder”, explicou o ministro Mercadante.

Professor Guimarães fala sobre o curso de inglês My English Online (Foto: Guilherme Feijó - ACS/Capes)O MEO é desenvolvido a partir dos conteúdos da revista National Geographic. Os textos, vídeos, materiais multimídia e exercícios utilizados no aprendizado são baseados em acontecimentos e fatos reais. O curso trabalha as quatro habilidades da língua inglesa – leitura, compreensão oral, produção escrita e produção oral – de acordo com o nível do aluno.

A aquisição da National Geographic Virtual Library, da editora CENGAGE Learning, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) possibilitou o acesso gratuito dos estudantes ao curso de inglês MEO. De acordo com o presidente da Capes, professor Jorge Almeida Guimarães, o Portal de Periódicos favoreceu o avanço do Programa Inglês sem Fronteiras. “De fato, são oferecidos nessa oportunidade 100.000 senhas gratuitamente à sociedade brasileira. Isso foi conquistado pelo fato de que assinamos com a National Geographic Magazine o acesso a todo o seu acervo pelo Portal de Periódicos da Capes”, destacou.

Cartão do bolsista

Na oportunidade, também foi lançado o cartão do bolsista no intuito de facilitar a utilização dos créditos no exterior. O Banco do Brasil será responsável por operacionalizar a distribuição dos recursos aos estudantes. Atualmente, o Brasil possui 20 mil bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras. Segundo Mercadante a construção do cartão é uma aspiração antiga da Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Fabrícia Carina Souza Araújo
  • 12.03.14 - Portal de Periódicos
  • Dia do Bibliotecário
  • Em 12 de março é comemorado o dia dos profissionais formados em Biblioteconomia
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, 11° andar - CEP 70040-020 - Brasília/DF - Tel (61)2022.6200 | FAX:(61)2022.6220
© Copyright 2010 Periodicos.capes.gov.br
Banner Banner Banner Banner Banner Banner