Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

Atuação do fisioterapeuta esportivo ganha destaque no Brasil


Seg, 09 de Outubro de 2017

Atuação do fisioterapeuta esportivo ganha destaque no Brasil (Foto: Google Imagens)Com o passar dos anos e o aumento do número de patologias relacionadas ao sedentarismo, os brasileiros têm buscado cada vez mais a prática de atividades esportivas para aumentar a qualidade de vida. Várias categorias das Ciências da Saúde se encaixam nesse quadro, como Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Visando os profissionais que atuam nas áreas relacionadas, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) contempla em seu acervo o título Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy (JOSPT).

Dados divulgados pelo Ministério do Esporte em 2016 relatam que 54% da população brasileira pratica algum tipo de atividade física ou esportes regularmente. Com isso o fisioterapeuta esportivo ganha espaço, por ser um profissional capaz de avaliar, identificar e prevenir disfunções relacionadas ao risco de lesão. No Brasil, mais de 500 profissionais recebem o título de especialista em fisioterapia esportiva, reconhecido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física (SONAFE Brasil).

Segundo o COFFITO existem hoje mais de 260 mil profissionais registrados, entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Diante dos registros, a tendência é que a produção científica nacional cresça e que os profissionais estejam cada vez mais qualificados para atender a demanda.

Editado pela American Physical Therapy Association, o JOSPT tem um forte papel nesse sentindo, atuando como referencial bibliográfico especializado. A publicação abriga conteúdo cientificamente rigoroso e clinicamente relevante para fisioterapeutas e outros profissionais na comunidade de saúde para promover boas práticas relacionadas ao esporte em todo o mundo. Para este fim, o periódico apresenta pesquisa recente baseada em evidências e casos clínicos de saúde musculosquelética, lesões e reabilitação, incluindo Fisioterapia, Ortopedia, Medicina Esportiva e Biomecânica.

O conteúdo assinado pela CAPES para a comunidade acadêmica varia desde o início da produção da revista científica, em 1979, até a edição atual – outubro/2017. O volume mais recente trata com ênfase de crianças e adolescentes, com 16 artigos que abordam condições muscoesqueléticas, dor lombar, desenvolvimento psicomotor, hipermobilidade articular sistêmica, entre outros tópicos. As edições estão disponíveis¹ em texto completo.

Com um fator de impacto de 2.825, o JOSPT está entre as revistas científicas de Fisioterapia de maior classificação no Journal Citation Reports² (JCR 2016) – Science Edition, da Clarivate Analytics. Ele é o oitavo dos 65 periódicos na categoria de Reabilitação; o 12º de 75 títulos em Ortopedia; e novamente o 12º de 81 publicações em Ciências do Esporte.

Para acessar o conteúdo, entre na opção Buscar periódico do Portal.


¹Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.
²Pesquisa realizada no JCR em 02/10/2017

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 30.10.17
  • 03:10
Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças fazem parte do acervo do Portal de Periódicos
Os títulos são produzidos pelo Instituto Ciência Hoje (ICH) e têm como foco favorecer o acesso a informações sobre os diferentes campos da ciência e abrir espaço para a divulgação da produção dos pesquisadores brasileiros
  • 23.10.17
  • 03:10
Profissionais de genética encontram conteúdo especializado no Portal de Periódicos
Entre os materiais disponíveis está a plataforma da Genetics Society of America (GSA), que publica a revista científica “Genetics” desde 1916
  • 29.09.17
  • 03:09
Springer Journals Archive oferece mais de mil periódicos multidisciplinares
A coleção é dividida por assuntos e a disponibilidade de acesso é a partir de 1842. O conteúdo assinado pela CAPES pode ser localizado pela opção “Buscar base”, via SpringerLink
  • 18.09.17
  • 03:09
Dados sobre a indústria do alumínio estão disponíveis no acervo do Portal de Periódicos
A plataforma “Aluminium Industry Abstracts” faz parte da coleção “Materials Research Database”, que reúne dados sobre ciência dos materiais
  • 01.09.17
  • 03:09
JCR apresenta dados de 2016
Os usuários do Portal de Periódicos já podem acessar as informações atualizadas registradas pelo Journal Citation Reports, da Clarivate Analytics. O conteúdo pode ser localizado pela opção “Buscar base”
Fim do contedo da pgina