Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

Usuários do Portal de Periódicos têm acesso à publicação da Historical Association


Segunda, 29 Outubro 2018

Usuários do Portal de Periódicos têm acesso à publicação da Historical Association (Foto: Google Imagens)Usuários de Ciências Humanas que utilizam bases de dados ligadas à História encontram no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) diversas fontes de pesquisa, a exemplo do Annual Bulletin of Historical Literature (ABHL). Publicado em nome da Historical Association, o conteúdo fornece análises seletivas e críticas de livros, periódicos e artigos de periódicos escritas por reconhecidos especialistas, incluindo temas como História Antiga, Idade Média e séculos XVI ao XX em localidades como África, Américas, Oriente Médio, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico.

Considerada uma base referencial e de texto completo, a ferramenta contém publicações de História a partir de 1997. Além de atender pesquisadores e estudiosos da área, o ABHL é um recurso de preparação de cursos para professores universitários e de educação fundamental, alcançando ainda as necessidades de bibliotecários que auxiliam acadêmicos do campo. Outras disciplinas também são contempladas pelo conteúdo, como Filosofia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, Geografia, Psicologia, Ciência Política e Teologia.

A Historical Association é uma instituição de caridade que apoia o ensino, o aprendizado e o prazer da História em todos os níveis acadêmicos, reunindo pessoas que compartilham “o interesse e o amor pelo passado”. “Nós inspiramos, capacitamos e encorajamos as pessoas a se envolverem com a História, seja na sala de aula, na faculdade, na biblioteca ou em casa”, afirma a página da entidade.

A associação foi fundada em 1906 para dar suporte à crescente necessidade de recursos históricos nas escolas. Poucos anos após sua criação, a Historical Association assumiu outro objetivo, expresso pelo professor Thomas Frederick Tout em 1911: "...podemos nos tornar uma associação de estudantes, um corpo desejoso de promover o estudo e a investigação da história". Em janeiro de 1917, a adesão foi ampliada para permitir que "todas as pessoas interessadas no estudo e ensino da história" se tornassem membros.

Pelo Portal de Periódicos, é possível acessar o conteúdo pelas opções de consulta buscar base ou buscar periódico. Na segunda alternativa, o usuário pode pesquisar pelo nome da publicação ou pelo código ISSN 0066-3832. O conteúdo faz parte da plataforma Wiley Online Library.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 04.06.19
  • 00:06
Usuários do Portal de Periódicos têm acesso à coleção Springer Book Archives
O acervo comporta livros com datas de publicação entre 1840 e 2014, abrangendo as áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências humanas e ciências sociais
  • 13.05.19
  • 00:05
Academic OneFile é opção de conteúdo multidisciplinar oferecido pelo Portal de Periódicos
A coleção inclui conteúdo proveniente das melhores revistas científicas e fontes de consulta do mundo
  • 22.04.19
  • 00:04
Comunidade acadêmica brasileira tem acesso a 14 títulos da American Society for Microbiology
Disponível por meio do Portal de Periódicos da CAPES, as publicações têm a missão de fazer avançar as ciências microbiológicas, divulgando os resultados das pesquisas fundamentais e aplicadas
  • 12.04.19
  • 00:04
“American Journal of Psychiatry” faz parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES
Considerado um dos títulos mais impactantes da área de psiquiatria, a publicação está disponível para acesso em texto completo desde o ano de 1844 até a edição corrente
  • 08.04.19
  • 00:04
Referências sobre sarampo disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES
No momento em que o país vivencia o surto da doença – erradicada em 2016 – profissionais e pesquisadores da saúde e áreas afins buscam formas de contribuir com o controle
Fim do contedo da pgina