Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Divulgação Científica

Pesquisa brasileira aponta benefícios do extrato de jabuticaba na prevenção de doenças


Terça, 12 Março 2019

Pesquisa brasileira aponta benefícios do extrato de jabuticaba na prevenção de doenças (Foto: PX Here)Pertencente à família de plantas Myrtaceae, a jabuticaba é um fruto tipicamente brasileiro, muito encontrado em quintais e pomares de vários pontos do país. Como diversos produtos da natureza, a fruta é rica em sais minerais e contém altos níveis de antioxidantes, importantes para a proteção de células, prevenção do envelhecimento precoce e fortalecimento do sistema imunológico. Com tantos benefícios, a jabuticaba inspirou um grupo de cientistas a explorar seu potencial a favor da saúde. Os resultados foram publicados pela revista científica Journal of Functional Foods.

O artigo, disponível em texto completo por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aponta que o principal impacto da investigação é prevenir o pré-diabetes e a esteatose hepática a partir de uma pequena e controlada dose de extrato de jabuticaba. “A ideia da pesquisa surgiu baseada em estudos prévios que demonstraram que a ingestão da casca da fruta adicionada à dieta de ratos aumentava o colesterol HDL e melhorava o perfil glicêmico”, relata a pesquisadora Celina Lamas, autora do estudo.

“Verificamos que era necessário que os animais ingerissem uma quantidade muito grande de casca para observar o efeito positivo. Então, tivemos a ideia de desenvolver um produto que apresentasse os mesmos efeitos, ou até melhores, a partir da ingestão de uma dose pequena e mais controlada”, explica a cientista. A pesquisa confirmou que houve diminuição de registros de pré-diabetes e de esteatose hepática em camundongos idosos e obesos. “Também verificamos que o extrato pode reduzir colesterol LDL e aumentar o HDL, além de melhorar a resistência à insulina”, pontua.

Celina Lamas é ex-bolsista da CAPES e autora do estudo (Foto: acervo pessoal)
Celina Lamas é ex-bolsista da CAPES e autora do estudo (Foto: acervo pessoal)

Celina Lamas é ex-bolsista da CAPES: “a experiência foi muito positiva, pude cursar o mestrado com o auxílio desse recurso financeiro”. Ela valida a importância de alimentar cada vez mais o Portal de Periódicos, destacando-o como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da ciência brasileira: “o fato de ser um recurso de fácil acesso e com muitos títulos indexados faz com que o Portal seja de grande relevância para os pesquisadores”.

O artigo científico Jaboticaba extract prevents prediabetes and liver steatosis in high-fat-fed aging mice está disponível em texto completo para os usuários do Portal de Periódicos da CAPES. A publicação Journal of Functional Foods pode ser localizada por meio do link buscar periódico, pelo nome ou pelo ISSN 1756-4646.

O título visa reunir resultados de pesquisa fundamental e aplicada em alimentos saudáveis e ingredientes alimentares biologicamente ativos. O periódico está situado nas fronteiras entre os setores de tecnologia de alimentos, nutrição e saúde, acolhendo artigos com uma boa abordagem interdisciplinar. Cobre os campos de bioativos de plantas, fibras dietéticas, probióticos, lipídios funcionais, peptídeos bioativos, vitaminas, minerais e vegetais, além de outros suplementos. Aspectos nutricionais e tecnológicos do desenvolvimento de alimentos e bebidas funcionais são de interesse central da publicação.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 12.08.19
  • 00:08
Artigo apresenta ferramenta de gestão de saneamento sustentável para áreas isoladas
Os resultados do trabalho desenvolvido por pesquisadores do Mato Grosso do Sul foram publicados pelo International Journal of Environmental Research and Public Health
  • 06.08.19
  • 00:08
Poder analgésico do abacaxi é cientificamente comprovado
A bromelina – encontrada no abacaxi – é quimicamente conhecida desde 1875. Recente artigo científico publicado pelo Peptides detalha seus efeitos analgésicos
  • 29.07.19
  • 00:07
Pesquisadora brasileira fala sobre fruto amazônico com propriedades antioxidantes
Estudo sobre o tema foi aceito pela revista científica Food Research International, disponível no acervo do Portal de Periódicos da CAPES
  • 15.07.19
  • 00:07
Identificador ORCID disponível para usuários dos sistemas da CAPES
A parceria entre CAPES e ORCID permite o registro do novo código, que é único para cada pessoa, para brasileiros e estrangeiros
  • 31.05.19
  • 00:05
Atividade física durante a adolescência pode reduzir risco de câncer colorretal
Pesquisa de ex-bolsista da CAPES sobre o tema foi recém-publicada pelo periódico British Journal of Cancer
Fim do contedo da pgina