Informativos


Divulgação Científica

Ex-bolsista descobre mutação genética que protege da malária


Quarta, 27 Março 2019

Ex-bolsista descobre mutação genética que protege da malária (Google Imagens)O estudo dos genomas da população africana levou o pesquisador Mateus Gouveia a descobrir uma mutação genética que ajuda na proteção contra a malária. A descoberta aconteceu durante seu doutorado-sanduíche, cursado no National Cancer Institute (NCI), nos EUA. O pesquisador é doutor em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a pós-graduação foi financiada pela CAPES.

O foco inicial dos estudos era entender como os genomas africanos compõem e influenciam os genes na população das Américas como, por exemplo, impacto e resistência a doenças. Mateus foi convidado a liderar um estudo sobre as populações da região da África Subsaariana, conhecida como ‘Linfoma Belt’ (‘Cinturão Linfoma’, em português). Por ali são comuns os casos de malária e do Linfoma de Burkitt, um tipo de câncer pediátrico. A malária é uma das principais causadoras desse câncer.

Depois de colher os genomas de 1.700 pessoas em Gana e Uganda, o grupo liderado pelo pesquisador brasileiro descobriu uma mutação em um gene importante na proteção contra a malária. O estudo foi publicado no início de março pela revista científica PLOS Genetics, que possui relevância na área. “A partir desse estudo publicado e de seus desdobramentos, poderemos entender como funciona o mecanismo de proteção dessa mutação encontrada na pesquisa, tanto contra malária quanto contra o Linfoma de Burkitt”, afirma Mateus.

Agora, seu grupo vai estudar o efeito protetivo do gene, que está presente em 70% das populações Nilotas, do Uganda. No sul da África, região que fica fora do ‘Linfoma Belt’, o gene só está presente em 10% da população.

O artigo científico Genetic signatures of gene flow and malaria-driven natural selection in sub-Saharan populations of the "endemic Burkitt Lymphoma belt" está disponível para acesso em texto completo pelo Portal de Periódicos da CAPES. O título PLOS Genetics deve ser localizado por meio da opção buscar periódico pelo título ou pelo ISSN 1553-7390.

A publicação reflete a abrangência e a natureza interdisciplinar da pesquisa em genética e genômica, que cresceu em ritmo acelerado nos últimos 15 anos. A PLOS Genetics publica estudos em humanos, bem como pesquisas sobre organismos-modelo (de ratos e moscas a plantas e bactérias). Os tópicos abordados pela revista científica incluem descoberta e função de genes, genética de populações, projetos genômicos, genômica comparativa e funcional, genética médica, biologia de doenças, evolução, expressão gênica, características complexas, biologia cromossômica e epigenética.

Com informações da CCS/CAPES

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"



Informativos relacionados

  • 28.06.21
  • 00:06
Celulose Microfibrilada pode ser útil na cura de queimaduras
O estudo identificou a celulose microfibrilada como antioxidante, antibacteriano e sua possibilidade de uso na cura de queimaduras
  • 07.06.21
  • 00:06
Estudo investiga a relação entre infecções orais e doenças no fígado
O trabalho foi publicado no periódico científico International Endodontic Journal
  • 22.06.20
  • 00:06
Periódico britânico publica artigo de autoria brasileira sobre força muscular e risco de câncer
Disponível no Portal de Periódicos, o British Journal of Cancer abriga o estudo dos brasileiros Leandro Rezende e José Eluf-Neto com pesquisadores dos Estados Unidos e da Coreia do Sul
  • 18.03.20
  • 00:03
Relatório revela diferença entre gêneros na pesquisa e inovação
No Brasil, há registro de uma das melhores proporções de equidade do mundo, com cerca de 155 mil mulheres contra 195 mil homens. O relatório está disponível para download gratuito
  • 26.12.19
  • 00:12
Programa seleciona 486 professores para curso nos EUA
Em parceria com a Comissão Fulbright, a CAPES vai selecionar professores de língua inglesa para um curso intensivo de seis semanas em universidades dos EUA