Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

“American Journal of Psychiatry” faz parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES


Sexta, 12 Abril 2019

“American Journal of Psychiatry” faz parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES (Google Fotos)Usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que estudam continuamente disciplinas ligadas à psiquiatria têm à disposição um amplo acervo para pesquisa. Entre as opções está a base de dados da American Psychiatric Publishing, que oferece acesso à revista científica American Journal of Psychiatry (AJP) – considerada uma das publicações do campo mais lidas e indispensável para profissionais de saúde mental.

Muito se tem falado que depressão é o mal do século 21. Nos últimos dez anos, o número de pessoas com a doença aumentou 18,4%, representando 4,4% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil apresenta a pior taxa do continente latino-americano, sendo que 5,8% dos habitantes sofrem com o problema, o que comprova a necessidade de submersão prática e científica para que quem lida com a área no país. Há ainda outros desafios para especialistas do meio, pois a gama de transtornos psiquiátricos não para de crescer.

O Atlas de Saúde Mental 2017 (Mental Health Atlas 2017), da OMS, revela que, embora alguns países tenham feito progressos na formulação e no planejamento de políticas de saúde mental, ainda há uma escassez em todo o mundo de profissionais treinados nessa área. Com periodicidade mensal, o AJP é uma fonte de referências para consulta e pesquisa do campo, atuando como suporte para psiquiatras e outros profissionais que procuram se manter na vanguarda de todos os aspectos da psiquiatria.

Segundo a página on-line do editor, “nenhum outro periódico psiquiátrico atinge mais psiquiatras com maior impacto ou imediatismo do que o American Journal of Psychiatry”. O título tem fator de impacto de 13.391 e total de citações de 42.369, de acordo com o Journal Citation Reports 2017 (Clarivate Analytics). A pontuação posiciona o AJP entre as revistas científicas mais impactantes do mundo não apenas na categoria de psiquiatria, mas também entre quase 12 mil publicações científicas. Além disso, o número total de citações coloca o título no segundo lugar na categoria de psiquiatria, ainda de acordo com o JCR 2017.

O periódico está disponível para acesso em texto completo desde o ano de 1844 até a edição corrente. O conteúdo deve ser localizado pela opção buscar periódico, inserindo no campo de consulta o nome “American Journal of Psychiatry” ou o ISSN 0002-953X.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 14.10.19
  • 00:10
Usuários de áreas ligadas à pesquisa médica têm acesso ao Ovid MEDLINE
O Portal de Periódicos da CAPES também abriga outros conteúdos do editor, incluindo livros e revistas científicas
  • 07.10.19
  • 00:10
Eighteenth Century Collections reúne conteúdo de 1701 a 1800
São mais de 180 mil títulos entre livros, ensaios, panfletos e outros documentos digitalizados das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes
  • 30.09.19
  • 00:09
LISA é opção de conteúdo voltado à Ciência da Informação
A base indexa mais de 400 periódicos de cerca de 45 países e 20 idiomas, fornecendo uma cobertura bibliográfica abrangente da literatura acadêmica relacionada à biblioteconomia
  • 25.09.19
  • 00:09
Tesouro da ciência: Science Classic Archive abrange arquivos de 1880 a 1996
A coleção clássica é integrada ao conteúdo atual do periódico Science, o que facilita a pesquisa para os usuários
  • 23.09.19
  • 00:09
Publicação especializada em materiais perigosos faz parte do Portal de Periódicos da CAPES
O Journal of Hazardous Materials apresenta o entendimento e a mitigação de perigos e riscos de determinados materiais na saúde pública e no meio ambiente
Fim do contedo da pgina