Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

Comunidade acadêmica brasileira tem acesso a 14 títulos da American Society for Microbiology


Segunda, 22 Abril 2019

Comunidade acadêmica brasileira tem acesso a 14 títulos da American Society for Microbiology (Shutterstock)As ciências da vida compreendem disciplinas que envolvem o estudo dos organismos vivos, como plantas, animais e seres humanos, além de questões correlacionadas, como bioética. Embora a biologia seja o tópico fundamental da área, os avanços tecnológicos – principalmente na biologia molecular e na biotecnologia – têm proporcionado uma série de especializações e novos campos interdisciplinares que afetam a vida de milhares de pessoas pelo mundo.

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece aos usuários ligados ao campo uma ampla variedade de conteúdos para pesquisa, como a plataforma da Sociedade Americana de Microbiologia (American Society for Microbiology – ASM). Criada em 1899, a ASM é a mais antiga sociedade americana dedicada a área de ciências da vida. Seus títulos cobrem o segmento de microbiologia, desde a biologia molecular e celular até a pesquisa em biomédica e tecnologia.

Em matéria da revista Época Negócios, Gyvair Molinari – diretor de uma grande empresa voltada ao desenvolvimento e descoberta de novas drogas, pesquisa & desenvolvimento, tecnologias de produção biofarmacêutica e tecnologias celulares – destaca que, apesar dos processos avançados, as life sciences estão presentes na vida das pessoas há muito tempo.

Um exemplo disso é a insulina, um dos medicamentos mais tradicionais que podem ser produzidos a partir de engenharia genética com uso de organismos vivos. "A indústria utiliza um microrganismo modificado que produz a insulina; posteriormente a mesma é purificada e finalizada para uso do paciente. Diferente da produção farmacêutica tradicional de síntese, na indústria biofarmacêutica quem faz isso é o microrganismo", contextualiza.

O conteúdo da ASM, entre outros objetivos, apoia esse tipo de avanço. A missão dos periódicos, segundo o editor, “é fazer avançar as ciências microbiológicas, divulgando os resultados das pesquisas fundamentais e aplicadas”. Os títulos publicam pesquisas de alta qualidade rigorosamente revisadas por especialistas de renome mundial. “Os artigos publicados recebem atenção da mídia internacional e foram apresentados em veículos como New York Times, Science Magazine, Los Angeles Times, CNN, National Public Radio, CNBC e em dezenas de outros meios de comunicação”, destaca o editor em seu site.

Pesquisadores, bibliotecários, estudantes e profissionais ligados à área têm acesso a 14 revistas científicas da sociedade (vide lista abaixo). O acesso pode ser feito por meio da plataforma ASM, na opção buscar base, ou por cada título individualmente, no link buscar periódico.

Títulos da ASM indexados no Portal de Periódicos da CAPES (o código entre colchetes representa o ISSN da publicação):

- Antimicrobial Agents and Chemotherapy [0066-4804]
- Applied and Environmental Microbiology [0099-2240]
- Clinical and Vaccine Immunology [1556-6811]
- Clinical Microbiology Reviews [0893-8512]
- Eukaryotic Cell [1535-9778]
- Infection and Immunity [0019-9567]
- Journal of Bacteriology [0021-9193]
- Journal of Clinical Microbiology [0095-1137]
- Journal of Microbiology & Biology Education [1935-7877]
- Journal of Virology [0022-538X]
- mBio [2150-7511]
- Microbiology and Molecular Biology Reviews [1092-2172]
- Microbiology Resource Announcements [2576-098X]
- Molecular and Cellular Biology [0270-7306]

Com informações da Época Negócios

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

 

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 13.05.19
  • 00:05
Academic OneFile é opção de conteúdo multidisciplinar oferecido pelo Portal de Periódicos
A coleção inclui conteúdo proveniente das melhores revistas científicas e fontes de consulta do mundo
  • 12.04.19
  • 00:04
“American Journal of Psychiatry” faz parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES
Considerado um dos títulos mais impactantes da área de psiquiatria, a publicação está disponível para acesso em texto completo desde o ano de 1844 até a edição corrente
  • 08.04.19
  • 00:04
Referências sobre sarampo disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES
No momento em que o país vivencia o surto da doença – erradicada em 2016 – profissionais e pesquisadores da saúde e áreas afins buscam formas de contribuir com o controle
  • 29.03.19
  • 00:03
Plataforma multidisciplinar da Max Planck faz parte do Portal de Periódicos da CAPES
A organização alemã é mundialmente conhecida como uma instituição de ponta no campo da pesquisa científica e tecnológica. Usuários têm acesso a mais de 60 mil periódicos abertos
  • 15.03.19
  • 00:03
A vida é doce: a história do açúcar
Conteúdo com texto e vídeo sobre o assunto está disponível na plataforma da National Geographic – acessível no acervo do Portal de Periódicos da CAPES
Fim do contedo da pgina