Informativos
Conselho Consultivo do PAAP debate temas pertinentes à ciência brasileira
Integrantes do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) se encontraram na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no dia 24 de abril, para a primeira reunião do ano. Entre os itens da pauta, os participantes deliberaram acerca do acesso aberto no Brasil – tema com ampla repercussão na fundação e entre a comunidade acadêmica e científica em âmbito mundial.
“Existem diversas ações ocorrendo pelo mundo; houve um movimento na Universidade da Califórnia, existe o Plano S na Europa e, no Brasil, a Fapesp publicou sua política para acesso aberto às publicações resultantes de auxílios e bolsas. A CAPES assinou a carta de intenção para participação na iniciativa Open Access 2020 e sabemos que existe uma grande demanda por esse tipo de acesso”, pontuou a presidente do Conselho Consultivo e diretora de Relações Internacionais da CAPES, Connie McManus.
“A CAPES possui uma capacidade de negociação importante, o que indica seu papel nesse processo. É preciso não somente alinhar uma política – seja com base no Plano S ou em outro formato –, mas é fundamental também que os custos de submissões façam parte das negociações”, observou Márcio de Castro Silva Filho, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP).
O conselheiro Manoel Barral Netto, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ), reafirmou a necessidade de participação no movimento, indicando o uso de repositórios institucionais brasileiros como alternativa. “É preciso realizar ações cautelosas, respeitando o atual momento que requer contenção orçamentária, mas deixando clara a posição da CAPES a favor do acesso aberto”, disse. “A ideia não é tirar recursos do Portal de Periódicos e transferir para o open access, mas sim definir um modelo de negócio paralelo”, concordou Connie.
Ainda dentro do tema, a coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Patrícia Almeida Silva, apresentou dados levantados em reuniões com representantes de duas editoras, onde foram reunidas informações de modelos de negócios em vigor em outros países e critérios adotados por editores internacionais para precificação de periódicos híbridos. Na sequência, a secretária executiva do Grupo de Trabalho (GT) do Portal e coordenadora de Acompanhamento de Bolsistas no Exterior da DRI, Andréa Vieira, falou sobre a análise realizada pelo GT sobre os conteúdos em fase de renovação e deliberou sobre a importância de consultar a academia para a renovação de conteúdo, seguindo diversos pontos de análise.
Entre os demais tópicos da reunião, foram discutidos critérios de qualidade das bases de dados, panorama técnico e administrativo de conteúdos, custo por acesso, conteúdos a serem contratados em 2020 e temas para o Seminário do Portal de Periódicos, previsto para novembro deste ano. Os membros do Conselho Consultivo e demais participantes da reunião darão continuidade aos debates ao longo do ano, no intuito de adotar providências necessárias acerca do acervo do Portal de Periódicos e alinhar informações sobre a participação da CAPES no movimento open access.
O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"
Informativos relacionados
- 19.03.21
- 00:03
- 13.11.20
- 00:11
- 10.11.20
- 00:11
- 11.09.20
- 00:09
- 14.08.20
- 00:08