Informativos


Acervo

Fonte de pesquisa em medicina torácica compõe acervo do Portal de Periódicos da CAPES


Segunda, 02 Setembro 2019

Fonte de pesquisa em medicina torácica compõe acervo do Portal de Periódicos da CAPES (Imagem: ScienceDirect)Os usuários do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ligados à grande área da saúde têm acesso à revista científica Chest – publicação oficial do American College of Chest Physicians (ACCP) que apresenta o que há de mais recente em pesquisa revisada por pares nas especialidades multidisciplinares da medicina torácica.

Doenças como pneumonia, bronquite e tuberculose atingem grande parte da população. As patologias podem se instalar por meio de vírus e bactérias, por herança genética ou por adoção de estilos de vida inadequados para a saúde, como fumar. Especialistas estão sempre atentos às novidades da área, com o intuito de proporcionar conforto e bem-estar aos pacientes acometidos, além de prevenir os grupos de risco.

O periódico Chest é um dos recursos que os usuários do ramo têm à disposição para acompanhar as tendências, consultar históricos e referencial teórico. A página da publicação provê acesso a séries que fornecem insights sobre áreas clínicas relevantes, como avanços recentes em medicina torácica, tópicos em gestão de práticas, pneumologia, cuidados críticos e pérolas em medicina do sono, ultrassom, imagem latente, patologia da caixa para clínicos e revisões sistemáticas.

Publicada desde 1935, a revista científica Chest engloba diretrizes para prática clínica altamente conceituadas e declarações de consenso sobre o tema (Google Fotos)A cobertura abrange desde 1935 até a atualidade. Segundo o site do editor, o conteúdo auxilia profissionais a otimizar as decisões clínicas, conectando-os a programas de educação médica, habilidades e conhecimentos. A edição mais recente (volume 156, agosto de 2019) está disponível para os usuários do Portal de Periódicos – bem como as edições anteriores. O acesso ao texto completo da revista científica pode ser realizado pela opção buscar periódico, inserindo o nome da publicação ou pesquisando pelo código ISSN 0012-3692.

A editora Elsevier, responsável pelo Chest, listou os artigos científicos publicados desde 2016 mais citados em todo o mundo. As estatísticas foram extraídas da plataforma Scopus. Os cinco artigos no topo da lista são:

Antithrombotic therapy for VTE disease: CHEST guideline and expert panel report
Volume 149, Issue 2, February 2016, Pages 315-352

The Eighth Edition Lung Cancer Stage Classification
Volume 151, Issue 1, January 2017, Pages 193-203

Reslizumab for Inadequately Controlled Asthma With Elevated Blood Eosinophil Levels: A Randomized Phase 3 Study 
Volume 150, Issue 4, October 2016, Pages 789-798

Hydrocortisone, Vitamin C, and Thiamine for the Treatment of Severe Sepsis and Septic Shock: A Retrospective Before-After Study
Volume 151, Issue 6, June 2017, Pages 1229-1238

STOP-bang questionnaire a practical approach to screen for obstructive sleep apnea
Volume 149, Issue 3, March 2016, Pages 631-638

Veja a lista completa aqui.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"



Informativos relacionados

  • 09.11.21
  • 00:11
Inteligência artificial pode ler eletrocardiogramas
Meta-Referência: Antônio Horta Ribeiro aplica IA em pesquisas de para otimizar análise de exames cardiológicos
  • 04.11.21
  • 00:11
Novembro Azul chega para a conscientização masculina do câncer de próstata
Há aproximadamente 3 milhões de homens convivendo com a doença no Brasil
  • 29.10.21
  • 00:10
Em 31 de outubro, os poetas brasileiros são os protagonistas
Neste dia é comemorado o dia nacional da poesia
  • 27.10.21
  • 00:10
Geologia explica origem do petróleo na Bacia do Ceará
Bolsista da CAPES realizou estudo para investigar a evolução geológica e o processo de geração do petróleo e gás
  • 25.10.21
  • 00:10
Obesidade diminui nutrientes do leite materno
Estudo aponta que leite materno de mães obesas possui menores concentrações de compostos lipídicos, essenciais para o desenvolvimento do cérebro de bebês