Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Treinamentos

Dotlib oferece treinamentos gratuitos sobre Bases de Estruturas Cristalinas


Segunda, 09 Setembro 2019

Usuários têm à disposição agenda de treinamentos gratuitos sobre o BDEC (Imagem: Reprodução Dotlib)A Dotlib, representante de diversas editoras presentes no acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), está com agenda aberta para treinamentos on-line sobre Bases de Estruturas Cristalinas (BDEC). Os webinars são gratuitos e os usuários têm três datas disponíveis em setembro e outubro: 24/09, às 15h; 10/10, às 10h; e 30/10, às 15h.

Para se inscrever, basta acessar o link https://pages.dotlib.com/webinar_bdec e preencher o formulário, escolhendo uma data de preferência. A comunidade acadêmica ligada à área encontra na mesma página virtual diversos materiais de apresentação, guia de usuário e vídeo-tutorial para todos que tiverem interesse em saber mais sobre esse recurso de pesquisa.

O BDEC reúne diversas bases de conteúdos de estruturas cristalinas. Cada base possui conteúdo e ferramentas que auxiliam o entendimento do tema cristalografia. Os conhecimentos acerca do assunto se expandem para muitas áreas, como ciências biológicas, bioquímica e biofísica, engenharias, matemática, física, entre outras.

Para visualizar o vídeo sobre o treinamento, clique aqui.
Para ter acesso ao material de apresentação, clique aqui.

Por meio do Portal de Periódicos da CAPES, os usuários têm acesso a sete bases de dados que compõem o BDEC. A partir delas, é possível conhecer as características dos compostos cristalinos, bem como suas formas, propriedades, aplicações e funções. As bases de dados podem ser acessadas pela opção buscar base:

American Mineralogist Crystal Structure Database (ANCSD)
A partir dessa interface é possível consultar dados sobre estruturas cristalinas publicados principalmente pelas publicações: American MineralogistThe Canadian MineralogistEuropean Journal of Mineralogy e Physics and Chemistry of Minerals. Conjuntos de dados selecionados de outros periódicos também integram a base. A plataforma é mantida sobre os cuidados da Mineralogical Society of America e da Mineralogical Association of Canada, além de ser financiada pela National Science Foundation.

ASM Materials Information
ASM Materials Information reúne diversas ferramentas para pesquisa em engenharia de materiais, desde estrutura até nanoescala:

• 28 volumes da ASM Handbooks Online (incluindo suplementos e duas edições da ASM Desk)
• ASM Alloy Center Database (com informações sobre propriedades, gráficos de performance e orientações de processamento de metais e ligas específicas)
• ASM Micrograph Database (que oferece 3800 micrográficos de ligas industrialmente importantes)
• ASM Failure Analysis Database (que reúne mais de 1000 casos e informações sobre mecanismos e métodos de análise de defeitos de estruturas cristalinas)
• ASM Alloy Phase Diagram Database (com acesso a mais de 35 mil diagramas de fase binário e ternário, além de dados de fase associados, incluindo os sistemas inorgânicos)
• ASM-NACE Corrosion Analysis Network (mais de 20 mil documentos com informações para pesquisa, prevenção e solução de problemas relacionados a corrosão)
• ASM Medical Materials Database (informações mecânicas, físicas e biológicas, além de propriedades de interação entre drogas e materiais de revestimento usados em dispositivos médicos na área de Cardiologia e Ortopedia)

Cambridge Structural Database (CSD)
A base reúne vários recursos:

• WebCSD: rápido acesso a estruturas químicas, incluindo pesquisas de subestruturas
• ConQuest: consultas a mais de 600 mil estruturas cristalinas de forma textual e numérica, por subestrutura química, busca geométrica em 3D e pesquisas por contato intermolecular e não ligado
• IsoStar: milhares de gráficos de interação em 3D que mostram a probabilidade de ocorrência e características espaciais de interação entre pares de grupos químicos funcionais
• Mercury: ferramentas para visualização de estruturas 3D, permitindo a compreensão de fraquezas e forças de estruturas e análises estatísticas de dados
• Mogul: informações sobre geometrias moleculares preferenciais, permitindo o acesso a classificações químicas de comprimentos de ligação, ângulos de ligação, ângulos de torção acíclicos e conformações de anéis
• Suíte Hermes: interface integrada a aplicações em ciências da vida, com ênfase na análise de interações proteína-ligante, permitindo opções avançadas de visualização e interação de instalação de encaixes

Crystallography Open Database (COD)
Trata-se de uma base de dados abrangente na área de estruturas cristalinas, excluindo biopolímeros. É coordenada por pesquisadores com experiência no assunto, com o objetivo de manter a base atualizada e realizar a avaliação de dados e cálculos. A comunidade científica é convidada a alimentar a plataforma, inserindo dados de pesquisas na base.

CrystMet
Contém dados químicos, cristalográficos e bibliográficos com comentários relacionados a detalhamentos de experimentos para cada estrutura, com foco em metais, ligas e intermetálicos. As informações são inseridas em uma base de cristalografia, que oferece ferramentas para pesquisa, análise, manipulação, visualização e associação de gráficos estatísticos.

Inorganic Crystal Structure Database (ICSD)
A ICSD oferece informações sobre compostos inorgânicos de estrutura cristalina: nomenclatura; fórmula molecular; propriedades cristalográficas; condições de determinação das propriedades cristalográficas; e referências bibliográficas de onde foram extraídas as informações. É produzida a partir da parceria entre o FIZ Karlsruhe e o National Institute of Standards and Technology.

Mineralogy Database
Abrange mais de quatro mil descrições de espécies de minerais com links, além de uma ampla biblioteca de imagens. Cada mineral tem uma página ligada a tabelas dedicadas a cristalografia, estruturas cristalinas, poder de difração do raio-x, composição química, propriedades físicas e óticas, nova classificação de Dana, classificação de Strunz, imagens e uma lista alfabética de espécies minerais. Também contempla links para dados e informações de minerais de fontes externas à base.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 25.11.19
  • 00:11
EBSCO realiza treinamentos de bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES
As capacitações on-line serão sobre os conteúdos IEEE, Taylor and Francis, AIP e RSC. As sessões são gratuitas e serão ministradas entre os dias 26 e 29 de novembro
  • 21.11.19
  • 00:11
Clarivate Analytics disponibiliza agenda de treinamentos para novembro e dezembro
Usuários de todo o país poderão esclarecer dúvidas e conhecer melhor as bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES
  • 20.11.19
  • 00:11
2ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da UFTM ofertou treinamento sobre o Portal de Periódicos da CAPES
O evento realizado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – campus Iturama tem o objetivo de incentivar a leitura e a construção do conhecimento
  • 13.11.19
  • 00:11
Inscrições abertas para treinamentos on-line da Britannica Escola em novembro
Alunos e professores da Educação Fundamental podem escolher entre as turmas disponíveis entre 26 e 29/11
  • 10.10.19
  • 00:10
Britannica Escola: confira a agenda de capacitação on-line para outubro
Alunos e professores da Educação Fundamental podem escolher entre as turmas disponíveis entre 29 e 31/10
Fim do contedo da pgina