Bem-vindo à ajuda do Primo

O Portal de Periódicos atualizou o seu sistema para o Primo da ExLibris para prover a funcionalidade de busca em seu conteúdo e disponibilizar as informações científicas recuperadas. Primo é composto pelo Primo Central Index um serviço disponibilizado em nuvem para descoberta de recursos eletrônicos, promovendo acesso imediato à maior parte do conteúdo assinado do Portal de Periódicos da Capes. Em complemento o Primo continua permitindo a busca em bases que você já utiliza.

Este arquivo de ajuda on-line contém informações nos seguintes tópicos:

1 - Realizando buscas simples

5 - Meu Espaço no Primo

2 - Realizando buscas avançadas

6 - Usando o Meu Espaço

3 - Usando a lista de resultados

7 - Usando Buscas, Alertas e Feeds RSS

4 - Realizando buscas por Base de Dados

 

 

1 - Realizando buscas simples

Você pode facilmente realizar buscas no Primo. Basta digitar uma ou mais palavras que representem a informação que você está procurando e clicar no botão .

NOTA: O Primo assume que você está procurando por todas as palavras que digitou, a menos que você informe os operadores booleanos OR ou NOT entre palavras ou frases.

Uma vez familiarizado com a Busca simples do Primo, você pode tentar realizar buscas mais aprimoradas com a própria Busca simples ou usando a opção de Busca Avançada. Ambas opções oferecem inúmeros recursos para tornar suas buscas mais precisas e permitir a você obter resultados mais úteis.

 

1.1 - Como eu posso pesquisar melhor com a tela de Busca?

Você pode fazer mais do que buscas simples na tela de Busca. Tente as seguintes opções de busca para obter melhores resultados:

1.1.1 - Buscando por uma expressão (frase)

1.1.2 - Buscando por qualquer das palavras ou expressões

1.1.3 - Excluindo palavras ou frases

1.1.4 - Buscando com o uso de caracteres curinga

1.1.5 - Agrupando termos dentro de uma expressão de busca

 

1.1.1 - Buscando por uma expressão (frase)

Para buscar por uma frase, digite aspas duplas ( " ) antes e depois da frase. Você pode combinar palavra e frases na sua busca.

NOTA: Se você não fechar a frase com as aspas duplas, o sistema irá localizar registros que contenham as palavras individuais na frase, não importando a posição em que as palavras aparecem na frase.

Por exemplo, para buscar por global warming como um termo, digite o seguinte na caixa de busca:

 

1.1.2 - Buscando por qualquer das palavras ou expressões

Você pode buscar registros que contenham pelo menos uma das palavras ou frases que digitou na caixa de busca. Para isso, digite o operador booleano OR entre as palavras ou frases.

NOTA: Se você buscar por palavras ou frases sem especificar o operador booleano OR ou NOT, o Primo assume que você está buscando por todas as palavras ou frases especificadas.

Por exemplo, para buscar registros com a palavra Irish ou com a palavra Celtic, digite o seguinte na caixa de busca:

 

 

NOTA: Para usar os operadores booleanos (AND, OR, NOT) dentro de frases de busca, você deve digitá-los em letras maiúsculas. Caso contrário o Primo irá considerá-los como parte da expressão de busca (exemplo: use termo1 AND termo2).

 

1.1.3 - Excluindo palavras ou frases

Você pode excluir dos resultados registros que contenham palavras ou frases específicas. Para isso, digite o operador booleano NOT e então digite a palavra ou frase para excluir.

NOTA: Se você buscar por palavras ou frases sem especificar o OR ou o NOT, o Primo assume que você está buscando por todas as palavras ou frases especificadas.

Por exemplo, para buscar por registros com a palavra Celtic, mas excluir dos resultados os registros com a palavra Irish, digite o seguinte na caixa de busca:

 

 

 

 

1.1.4 - Buscando com o uso de caracteres curinga

Você pode incluir os seguintes caracteres curinga nas suas buscas:

·         ? — use o sinal de interrogação para realizar a busca com um caractere como curinga. Por exemplo, digite wom?n para buscar registros que contenham as palavras woman, women, e assim por diante.

·         * — use o sinal de asterisco para realizar a busca com múltiplos caracteres curinga. Por exemplo, digite cultur* para buscar registros que contenham palavras como culture, cultura, cultural, e culturally.

 

1.1.5 - Agrupando termos dentro de uma expressão de busca

Você pode usar parênteses para agrupar termos dentro de uma expressão. Por exemplo, para buscar por Shakespeare e também por tragedy ou sonnet, digite o seguinte na caixa de busca:

 

 

2 - Realizando buscas avançadas

Você pode conseguir resultados combinados ou refinados usando a opção Busca avançada. Para utilizá-la, clique no link Busca Avançada.

 

Em uma busca avançada, temos as seguintes opções para obter melhores resultados:

2.1 - Busca específica

2.2 - Refinando as buscas

2.3 - Combinando busca específica e refinamento

 

2.1 - Busca específica

Para realizar uma busca específica por assunto, autor ou título, selecione o filtro desejado na primeira caixa de seleção e na segunda caixa de seleção, escolha a restrição de comparação (contém, é (exato) ou começa com) e depois informe a palavra ou frase na caixa de busca. Por exemplo, para buscar global warming no título dos artigos, preencha as caixas de seleção e caixa de busca da seguinte forma:

 

2.2 - Refinando as buscas

Uma busca avançada pode ser refinada por Data de publicação, Tipo de material ou Idioma. Assim, para realizar o refinamento em uma busca, selecione uma ou mais opções nas de caixas de seleção e clique no botão Buscar.

 

2.3 - Combinando busca específica e refinamento

A busca avançada permite a combinação de todas as opções disponíveis. As combinações funcionam com o operador booleano AND e quantos mais campos forem utilizados, mais restrito será o resultado da busca. Por exemplo, podemos procurar artigos com a combinação mostrada na figura abaixo:

 

 

 

 

3 - Usando a lista de resultados da busca

A lista de resultados abreviada mostra todos os itens que atendem aos seus critérios de busca. Para cada item, as seguintes informações são apresentadas:

·         Tipo de Recurso - o formato do item, como livro, artigo, periódico e assim por diante.

·         Título - Dependendo da configuração, ao clicar nesse título são apresentadas informações sobre o item ou o texto completo do documento.

·         Autor, produtor e data - autor, produtor do documento e a sua data de publicação.

·         Ícone da Estrela - Clique no ícone da Estrela próximo ao título para adicionar ou remover o item do Meu Espaço. Quando ele fica marcado significa que você já o adicionou ao Meu Espaço.

 

Lista de Resultados

 

 

 

Se você deseja ver mais informações sobre um item, você pode selecionar os seguintes links:

3.1 - Exibir on-line

3.2 - Detalhes

3.3 - Recomendações

3.4 – Times Cited

3.5 - Métricas

 

 

3.1 - Exibir on-line

O link Exibir on-line mostra os itens que estão disponíveis. Se um item possui múltiplos acessos, clique em um deles para mostrar o item em uma nova página.

Exibir on-line

 

3.2 - Detalhes

O link Detalhes mostra o registro completo de um item e links adicionais, quando existirem.

Exemplo dos Detalhes

 

3.3 - Recomendações

O link Recomendações mostra itens adicionais, os quais são baseados em buscas realizadas por outros usuários que também visualizaram esse item.

Exemplo de Recomendações

 

3.4 – Times Cited

O link Times Cited mostra a quantidade de citações que o artigo recebeu.

Exemplo de Times Cited

 

3.5 – Métricas

O link Métricas mostra as interações dos usuários nas redes sociais, no compartilhamento e disseminação de conteúdo.

Exemplo de Métricas

 

 

 

 

 

4 - Realizando buscas por Base de Dados

A opção Selecione bases de dados para busca permite que você realize sua busca em bases de dados específicas. Para pesquisar por Bases de Dados, clique no link Selecione bases de dados para busca abaixo dos campos de parâmetros de busca da página de Busca avançada.

Esta seção inclui:

4.1 - Busca por Bases de dados

4.2 - Selecionar Bases de dados

4.3 - Visualizar resultados de pesquisas por Bases de dados

4.4 - Visualizar Minhas bases de dados

 

4.1 - Busca por Bases de dados

Tela de Bases de dados para busca

A aba Todas as bases de dados inclui todas as bases de dados disponíveis para pesquisa. Se você prefere pesquisar bases específicas, preencha os campos relevantes nas caixas de pesquisa da parte superior e, em seguida, clique no botão Bases de dados. Para visualizar os resultados, clique na aba Resultados das bases de dados.

Para selecionar bases de dados a serem pesquisadas, clique em Bases de dados selecionadas.

 

4.2 - Selecionar Bases de dados

Você pode selecionar Bases de dados a partir da aba Todas as bases de dados ou da aba Resultados das Bases de dados - caso você tenha realizado uma pesquisa. As bases de dados marcados como restritos não podem ser pesquisados pelo Primo, mas podem ser acessados através do link direto para sua interface nativa.

Para selecionar bases de dados marque a caixa de seleção ao lado de cada uma das bases de dados que deseja incluir nas pesquisas do Primo. Ao selecionar uma base de dados, ela é adicionada à lista de bases de dados da aba Minhas bases de dados.

Depois de ter terminado de realizar a sua seleção, clique no botão Ir para a busca para sair da janela e atualizar o conjunto de bases a serem utilizadas para sua pesquisa.

Você precisa realizar sempre esta ação para limitar a pesquisa apenas às bases selecionadas.

 

4.3 - Visualizar resultados de pesquisas por Bases de dados

A aba Resultados das bases de dados contém a lista de todas as bases de dados que correspondem aos critérios especificados na pesquisa de bases de dados (veja Busca por Bases de dados).

 

4.4 - Visualizar Minhas bases de dados

A aba Minhas bases de dados contém a lista de todas as bases de dados que você selecionou a partir da aba Todas as bases de dados ou da aba Resultados das Bases de dados.

 

5 - Meu Espaço no Primo

A seção "Meu Espaço" permite a você guardar os artigos preferidos em um espaço virtual permanente, salvar estratégias de busca e criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do Portal de Periódicos.

Para ter acesso pleno aos recursos e funcionalidades oferecidas no "Meu Espaço" é necessário fazer sua identificação no Portal de Periódicos.

1- Para se tornar um usuário identificado é necessário preencher um cadastro disponível pela opção Novo usuário. Após o preenchimento e envio dos dados, um e-mail com um link de confirmação será encaminhado para o e-mail cadastrado em até 48h. Caso o e-mail não chegue, é possível solicitar novo envio por meio da opção Não recebi meu e-mail de confirmação de cadastro.

Esta seção inclui:

5.1 - Porque eu devo me Identificar?

5.2 - Porque eu devo encerrar sessão (Sair)?

5.3 - Minha Conta

 

 

5.1 - Porque eu devo me Identificar?

Quando você se identifica com login e senha, você pode fazer o seguinte:

·         Definir preferências na sua sessão atual e nas futuras. Você pode definir preferências para que elas reflitam o modo como você busca, salvando-as como padrão para sessões futuras.

·         Adicione itens localizados e expressões de busca que você submeteu de forma permanente no Meu Espaço. Você pode salvar itens da sua lista de resultados para o Meu Espaço e também salvar expressões de pesquisa que você realizou para uso futuro.

·         Defina alertas para suas expressões de busca. Você pode definir que uma expressão de busca se torne um alerta, ou seja, para ele a busca ser executada automaticamente e enviar uma notificação por e-mail sempre que ela localizar novos itens que atendam os critérios da sua busca.

·         Acesso a recursos externos licenciados. O Portal de Periódicos oferece aos usuários acesso a recursos de informação licenciados. Uma vez que você esteja identificado, você pode buscar e recuperar itens desses recursos adicionais.

·         Incluir Tags e Resenhas nos registros. Você pode associar palavras ou frases a registros para ajudá-lo a organizar e localizar esses registros mais tarde. Uma vez que as tags se tornam públicas, outros usuários podem ver suas tags e usá-las. Adicionalmente, você pode incluir resenhas a registros para compartilhar a sua opinião com outros usuários.

 

5.2 - Porque eu devo encerrar sessão (Sair)?

Você deve encerrar sua sessão para que as suas buscas permaneçam privadas e para que suas preferências pessoais e Meu Espaço não sejam adulterados por ninguém além de você.

 

5.3 - Minha Conta

A função Minha Conta permite que você veja seus dados pessoais. Adicionalmente, essa função permite você definir preferências pessoais no Primo. Para acessar a Minha Conta, clique no link Minha Conta, o qual aparece na parte superior de cada página do Primo.

5.3.1 - Preferências

Você pode personalizar a interface de consulta do Primo para que ele reflita o modo como você usualmente pesquisa. Por exemplo, você pode especificar o número máximo de resultados de busca por página, seu endereço de e-mail padrão e seu número de telefone celular. Para definir suas preferências, clique no link Preferências que está localizado à esquerda do link Minha Conta.

NOTA: Para manter as suas preferências para sessões futuras, você deve se identificar e depois salvar as suas preferências.

 

6 - Usando o Meu Espaço

A função Meu Espaço permite a você salvar e organizar os registros que você localiza durante as suas pesquisas. Para acessar o Meu Espaço, clique no link Meu Espaço localizado na parte superior da página.

Esta sessão inclui:

6.1 - Salvando registros no Meu Espaço

6.2 - Removendo registros do Meu Espaço

6.3 - Visualizando registros salvos no Meu Espaço

6.4 - Gerenciando Pastas

6.5 - Gerenciando Itens

 

6.1 - Salvando registros no Meu Espaço

Quando você clica no ícone da Estrela de um registro nos resultados das buscas, o sistema marca o ícone e adiciona o registro para a Pasta no Meu Espaço.

NOTA: Você deve se identificar com login e senha para salvar registros no Meu Espaço para usar em sessões futuras.

 

6.2 - Removendo registros do Meu Espaço

Para remover um registro e todas suas cópias salvas nas pastas do Meu Espaço clique no ícone da Estrela que está marcado próximo ao registro no resultado da busca.

 

Se você não quiser deletar todas as cópias de um registro do Meu Espaço, você deve remover cada cópia diretamente do Meu Espaço. Para mais informações sobre como remover registros do Meu Espaço, veja em Gerenciando Registros.

 

6.3 - Visualizando registros salvos no Meu Espaço

Para visualizar registros que foram salvos no Meu Espaço, clique na opção Pasta ou em qualquer uma das suas sub-pastas. Na lista de itens que aparece, clique no item que você deseja ver.

 

6.4 - Gerenciando Pastas

A partir da opção Meu Espaço, você pode realizar as seguintes operações nas pastas:

Operações com pastas

Botão

Descrição

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/createFolder.gif

Criar Pasta — Clique nesse botão para adicionar uma nova pasta dentro da pasta selecionada.

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/renameFolder.gif

Renomear Pasta — Clique nesse botão para renomear a pasta selecionada.

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/copyFolder.gif

Copiar Pasta — Clique nesse botão para copiar a pasta selecionada para a memória. A pasta original não será modificada nem deletada.

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/pasteFolder.gif

Colar Pasta — Clique nesse botão para colar a pasta colocada na memória para dentro da pasta selecionada.

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/deleteFolder.gif

Deletar Pasta — Clique nesse botão para deletar a pasta selecionada do Meu Espaço.

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/addNote.gif

Adicionar Observação — Clique nesse botão para adicionar uma nota para a pasta.

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/modifyNote.gif

Modificar Nota - Clique nesse botão para modificar a nota associada à uma pasta.

 

6.5 - Gerenciando Itens

A partir da opção Meu Espaço, você pode realizar as seguintes operações com itens:

Operações com Itens

Botão

Descrição

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/cutItems.gif

Recortar Itens - Clique nesse botão para recortar itens e adicioná-los para a memória.

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/copyItems.gif

Copiar Itens - Clique nesse botão para copiar itens selecionados para a memória.

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/pasteItems.gif

Colar Itens - Clique nesse botão para colar itenscolocados na memória para dentro do folder atual.

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/deleteItems.gif

Deletar Itens - Clique nesse botão para deletar os itens selecionados.

E-mail

Enviar por E-Mail - Clique nesse botão para enviar por e-mail os itens selecionados (somente os registros).

Imprimir

Imprimir Itens — Clique nesse botão para imprimir os itens selecionados.

Selecionar como Salvar Itens - Selecione uma opção da lista (como Enviar para EndNote) e depois clique no botão "Ir" para salvar os itens selecionados.

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/addNote.gif

Adicionar Observação - Clique nesse botão para adicionar uma nota a um item.

http://www.periodicos.capes.gov.br/metalibplus/help/images/modifyNote.gif

Modificar Observação - Clique nesse botão para modificar a nota de um item.

 

7 - Usando Buscas, Alertas e Feeds RSS

Essa seção inclui:

7.1 - O que é uma Busca?

7.2 - O que é um Alerta?

 

 

7.1 - O que é uma Busca?

Uma busca é uma palavra ou uma frase que você especificou na caixa de busca para solicitar informações. Você pode fazer o seguinte com as buscas realizadas:

·         Ver a sessão atual de busca e resultados.

·         Salvar uma Busca da sessão atual para poder utilizá-la mais tarde.

·         Ativar alertas das suas buscas salvas para que elas sejam executadas automaticamente em períodos de tempo agendados para avisar você sobre resultados atualizados para as suas buscas.

·         Ativar os Feeds RSS para receber atualizados das suas buscas favoritas. Para mais informações, acesse Ativando Feeds RSS.

7.1.1 - Visualizando e Salvando Buscas

Se você está autenticado com login e senha, você pode salvar uma busca clicando no link Salvar Busca, o qual aparece abaixo da lista de filtros na tela de resultados. Você pode acessar as suas buscas salvas e atuais clicando no link Meu Espaço ou Minha Conta e depois clicando no link Buscas.

Minhas Buscas - Buscas da sessão atual

 

Essa opção contém as seguintes pastas:

·         Buscas da sessão atual — esta pasta lista todas as buscas que você realizou na sessão atual.

·         Salvar Buscas & Alertas — esta pasta lista todas as buscas e alertas que você salvou.

NOTA: Se você não estiver identificado com login e senha, as suas buscas ficarão disponíveis somente na sua sessão atual.

Você mesmo pode executar uma busca salva, ou você pode configurá-la como um alerta que é executado automaticamente, enviando para você por e-mail os novos resultados.

7.2 - O que é um Alerta?

Um Alerta é um processo que executa as suas buscas de forma automática e envia para você os novos resultados por e-mail.

7.2.1 - Visualizando e Ativando Alertas

Para ver a lista de alertas salvos, clique no menu Buscas Salvas & Alertas. Para configurar um alerta para uma busca salva, clique no link Atualizar para cada busca e então especifique as configurações do alerta.