Bem-vindo à ajuda do Primo
O Portal de Periódicos atualizou o seu sistema para o MetaLib Plus da ExLibris para prover a funcionalidade de busca em seu conteúdo e disponibilizar as informações científicas recuperadas. MetaLib Plus é composto pelo Primo Central Index um serviço baseado na nuvem para descoberta de recursos eletrônicos, promovendo acesso imediato a maior parte do conteúdo assinado do Portal de Periódicos da Capes. Em complemento o Metalib Plus continua permitindo a busca em bases que você já utiliza.
Este arquivo de ajuda on-line contém informações nos seguintes tópicos:
1 - Realizando buscas simples
Você pode facilmente realizar buscas no Primo. Basta digitar uma ou mais palavras que representem a informação que você está procurando e clicar no botão Buscar.
NOTA: O Primo assume que você está procurando por todas as palavras que digitou, a menos que você informe os operadores booleanos OR ou NOT entre palavras ou frases.
Uma vez que você esteja familiarizado com a busca simples do Primo, pode tentar realizar buscas mais aprimoradas com a Busca simples ou usando a opção de Busca Avançada. Ambas opções oferecem inúmeros recursos para tornar suas buscas mais precisas e permitir a você obter resultados mais úteis.
1.1 - Como eu posso pesquisar melhor com a tela de Busca?
Você pode fazer mais do que buscas simples na tela de Busca. Tente as seguintes opções de busca para obter melhores resultados:
*
*
*
*
*
1.1.1 - Buscando por uma expressão (frase)
Para buscar por uma frase, digite aspas duplas ( " ) antes e depois da frase. Você pode combinar palavra e frases na sua busca.
NOTA: Se você não fechar a frase com as aspas duplas, o sistema irá localizar registros que contenham as palavras individuais na frase, não importando a posição em que as palavras aparecem na frase.
Por exemplo, para buscar por global warming como um termo, digite o seguinte na caixa de busca:
1.1.2 - Buscando por qualquer das palavras ou expressões
Você pode buscar registros que contenham pelo menos uma das palavras ou frases que digitou na caixa de busca. Para isso, digite o operador booleano OR entre as palavras ou frases.
NOTA: Se você buscar por palavras ou frases sem especificar o operador booleano OR ou NOT, o Primo assume que você está buscando por todas as palavras ou frases especificadas.
Por exemplo, para buscar registros com a palavra Irish ou com a palavra Celtic, digite o seguinte na caixa de busca:
NOTA: Para usar os operadores booleanos (AND, OR, NOT) dentro de frases de busca, você deve digitá-los em letras maiúsculas. Caso contrário o Primo irá considerá-los como parte da expressão de busca (exemplo: use termo1 AND termo2).
1.1.3 - Excluindo palavras ou frases
Você pode excluir dos resultados registros que contenham palavras ou frases específicas. Para isso, digite o operador booleano NOT e então digite a palavra ou frase para excluir.
NOTA: Se você buscar por palavras ou frases sem especificar o OR ou o NOT, o Primo assume que você está buscando por todas as palavras ou frases especificadas.
Por exemplo, para buscar por registros com a palavra Celtic, mas excluir dos resultados os registros com a palavra Irish, digite o seguinte na caixa de busca:
1.1.4 - Buscando com o uso de caracteres curinga
Você pode incluir os seguintes caracteres curinga nas suas buscas:
*
?—use o sinal de interrogação para realizar a busca com um caractere como curinga. Por exemplo, digite wom?n para buscar registros que contenham as palavras woman, women, e assim por diante.
*
*—use o sinal de asterisco para realizar a busca com múltiplos caracteres curinga. Por exemplo, digite cultur* para buscar registros que contenham palavras como culture, cultura, cultural, e culturally.
1.1.5 - Agrupando termos dentro de uma expressão de busca
Você pode usar parênteses para agrupar termos dentro de uma expressão. Por exemplo, para buscar por Shakespeare e também por tragedy ou sonnet, digite o seguinte na caixa de busca:


Você pode conseguir resultados combinados ou refinados usando a opção Busca avançada. Para utilizá-la, clique no link Busca Avançada.
Em uma busca avançada, temos as seguintes opções para obter melhores resultados:
2.1 - Busca específica
Para realizar uma busca específica por assunto, autor ou título, selecione o filtro desejado na primeira caixa de seleção e na segunda caixa de seleção, escolha a restrição de comparação (contém, é (exato) ou começa com) e depois informe a palavra ou frase na caixa de busca. Por exemplo, para buscar global warming no título dos artigos, preencha as caixas de seleção e caixa de busca da seguinte forma:
2.2 - Refinando as buscas
Uma busca avançada pode ser refinada por Data de publicação, Tipo de material ou Idioma. Assim, para realizar o refinamento em uma busca, selecione uma ou mais opções nas de caixas de seleção e clique no botão Buscar.
2.3 - Combinando busca específica e refinamento
A busca avançada permite a combinação de todas as opções disponíveis. As combinações funcionam com o operador booleano AND e quantos mais campos forem utilizadas, mais restrito será o resultado da busca. Por exemplo, podemos procurar artigos com a combinação mostrada na figura abaixo:


3 -Usando a lista de resultados da busca
A lista de resultados abreviada mostra todos os itens que atendem aos seus critérios de busca. Para cada item, as seguintes informações são apresentadas:
*
Tipo de Recurso - o formato do item, como livro, artigo, periódico e assim por diante.
*
Título - Dependendo da configuração, ao clicar nesse título são apresentadas informações sobre o item ou o texto completo do documento.
*
Autor, produtor e data - autor, produtor do documento e a sua data de publicação.
*
Ícone da Estrela - Clique no ícone da Estrela próximo ao título para adicionar ou remover o item do Meu Espaço. Quando ele fica marcado significa que você já o adicionou ao Meu Espaço.
Lista de Resultados
Se você deseja ver mais informações sobre um item, você pode selecionar os seguintes links:
*
*
*
3.1 - Exibir on-line
O link Exibir on-line mostra os itens que estão disponíveis. Se um item possui múltiplos acessos, clique em um deles para mostrar o item em uma nova página.
Exibir on-line
3.2 - Detalhes
O link Detalhes mostra o registro completo de um item e links adicionais, quando existirem.
Exemplo dos Detalhes
3.3 - Recomendações
O link Recomendações mostra itens adicionais, os quais são baseados em buscas realizadas por outros usuários que também visualizaram esse item.


4 - Realizando buscas por Base de Dados
A opção Selecione bases de dados para busca permite você realizar sua busca em bases de dados específicas. Para pesquisar por Bases de Dados, clique no link Selecione bases de dados para busca no lado direito das caixas de busca da página de Busca avançada.
Esta seção inclui:
*
*
*
*
4.1 - Busca por Bases de dados
Tela de Bases de dados
A aba Todas as bases de dados inclui todas as bases de dados disponíveis para pesquisa.
Se você prefere pesquisar bases específicas, preencha os campos relevantes nas caixas de pesquisa da parte superior e, em seguida, clique no botão Bases de dados. Para visualizar os resultados, clique na aba Resultados das bases de dados.
Para selecionar bases de dados a serem pesquisadas, clique em Bases de dados selecionadas.
4.2 - Selecionar Bases de dados
Você pode selecionar Bases de dados a partir da aba Todas as bases de dados ou da aba Resultados das Bases de dados - caso você tenha realizado uma pesquisa. As bases de dados marcados como restritos não podem ser pesquisados pelo Primo, mas podem ser acessados através do link direto para sua interface nativa.
Para selecionar bases de dados marque a caixa de seleção ao lado de cada uma das bases de dados que deseja incluir nas pesquisas do Primo. Ao selecionar uma base de dados, ela é adicionada à lista de bases de dados da aba Bases de dados selecionadas.
Depois de ter terminado de realizar a sua seleção, clique no botão Seleção concluída para sair da janela e atualizar o conjunto de bases a serem utilizadas para sua pesquisa.
Você precisa realizar sempre esta ação para limitar a pesquisa apenas às bases selecionadas.
4.3 - Visualizar resultados de pesquisas por Bases de dados
A aba Resultados das bases de dados contém a lista de todas as bases de dados que correspondem aos critérios especificados na pesquisa de bases de dados (veja Busca por Bases de dados).
4.4 - Visualizar Bases de dados selecionadas
A aba Bases de dados selecionadas contém a lista de todas as bases de dados que você selecionou a partir da aba Todas as bases de dados ou da aba Resultados das Bases de dados.



5 - Meu Espaço no Primo

A seção "Meu Espaço" permite a você guardar os artigos preferidos em um espaço virtual permanente, salvar estratégias de busca e criar alertas de pesquisas já realizadas no acervo do Portal de Periódicos.

Para ter acesso pleno aos recursos e funcionalidades oferecidas no "Meu Espaço" é necessário fazer sua identificação no Portal de Periódicos.

Existem duas maneiras para você se identificar no Portal:

1- Utilizando o login e senha registrado como usuário do Portal, quando estiver acessando em equipamento de instituição autorizada ou com a configuração Proxy ou VPN da instituição.

2- Utilizando o acesso remoto via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), se sua instituição oferece esse serviço. Nesse caso, selecione sua instituição e forneça o login e senha fornecidos por ela para visualizar o conteúdo do Portal de Periódicos. Para o acesso aos conteúdos do Meu Espaço o usuário deve, uma única vez, se identificar também no Portal para ser reconhecido.

Se você ainda não possui uma identificação no Portal de Periódicos, faça o seu cadastro na opção Novo Usuário.

Esta seção inclui:
*
*
*
5.1 - Porque eu devo me Identificar?
Quando você se identifica com login e senha, você pode fazer o seguinte:
*
Definir preferências na sua sessão atual e nas futuras. Você pode definir preferências para que elas reflitam o modo como você busca, salvando-as como padrão para sessões futuras.
*
Adicione itens localizados e expressões de busca que você submeteu de forma permanente no Meu Espaço. Você pode salvar itens da sua lista de resultados para o Meu Espaço e também salvar expressões de pesquisa que você realizou para uso futuro.
*
Defina alertas para suas expressões de busca. Você pode definir que uma expressão de busca se torne um alerta, ou seja, para ele a busca ser executada automaticamente e enviar uma notificação por e-mail sempre que ela localizar novos itens que atendam os critérios da sua busca.
*
Acesso a recursos externos licenciados. O Portal de Periódicos oferece aos usuários acesso a recursos de informação licenciados. Uma vez que você esteja identificado, você pode buscar e recuperar itens desses recursos adicionais.
*
Incluir Tags e Resenhas nos registros. Você pode associar palavras ou frases a registros para ajudá-lo a organizar e localizar esses registros mais tarde. Uma vez que as tags se tornam públicas, outros usuários podem ver suas tags e usá-las. Adicionalmente, você pode incluir resenhas a registros para compartilhar a sua opinião com outros usuários.
5.2 - Porque eu devo encerrar sessão (Sair)?
Você deve encerrar sua sessão para que as suas buscas permaneçam privadas e para que suas preferências pessoais e Meu Espaço não sejam adulterados por ninguém além de você.
5.3 - Minha Conta
A função Minha Conta permite que você veja seus dados pessoais. Adicionalmente, essa função permite você definir preferências pessoais no Primo. Para acessar a Minha Conta, clique no link Minha Conta, o qual aparece na parte superior de cada página do Primo.
5.3.1 - Preferências
Você pode personalizar a interface de consulta do Primo para que ele reflita o modo como você usualmente pesquisa. Por exemplo, você pode especificar o número máximo de resultados de busca por página, seu endereço de e-mail padrão e seu número de telefone celular. Para definir suas preferências, clique no link Preferências que está localizado à esquerda do link Minha Conta.
NOTA: Para manter as suas preferências para sessões futuras, você deve se identificar e depois salvar as suas preferências.


6 - Usando o Meu Espaço
A função Meu Espaço permite a você salvar e organizar os registros que você localiza durante as suas pesquisas. Para acessar o Meu Espaço, clique no link Meu Espaço localizado na parte superior da página.
Esta sessão inclui:
*
*
*
*
*
6.1 - Salvando registros no Meu Espaço
Quando você clica no ícone da Estrela de um registro nos resultados das buscas, o sistema marca o ícone e adiciona o registro para a Pasta no Meu Espaço.
NOTA: Você deve se identificar com login e senha para salvar registros no Meu Espaço para usar em sessões futuras.
6.2 - Removendo registros do Meu Espaço
Para remover um registro e todas suas cópias salvas nas pastas do Meu Espaço clique no ícone da Estrela que está marcado próximo ao registro no resultado da busca.
Se você não quiser deletar todas as cópias de um registro do Meu Espaço, você deve remover cada cópia diretamente do Meu Espaço. Para mais informações sobre como remover registros do Meu Espaço, veja em Gerenciando Registros .
6.3 - Visualizando registros salvos no Meu Espaço
Para visualizar registros que foram salvos no Meu Espaço, clique na opção Pasta ou em qualquer uma das suas sub-pastas. Na lista de itens que aparece, clique no item que você deseja ver.
6.4 - Gerenciando Pastas
A partir da opção Meu Espaço, você pode realizar as seguintes operações nas pastas:
6.5 - Gerenciando Itens
A partir da opção Meu Espaço, você pode realizar as seguintes operações com itens:
Colar Itens - Clique nesse botão para colar itens colocados na memória para dentro do folder atual.


7 - Usando Buscas, Alertas e Feeds RSS
Essa seção inclui:
*
*
*
7.1 - O que é uma Busca?
Uma busca é uma palavra ou uma frase que você especificou na caixa de busca para solicitar informações. Você pode fazer o seguinte com as buscas realizadas:
*
*
*
Ativar alertas das suas buscas salvas para que elas sejam executadas automaticamente em períodos de tempo agendados para avisar você sobre resultados atualizados para as suas buscas.
*
7.1.1 - Visualizando e Salvando Buscas
Se você está identificado com login e senha, você pode salvar uma busca clicando no link Salvar Busca, o qual aparece abaixo da lista de filtros na tela de resultados. Você pode acessar as suas buscas salvas e atuais clicando no link Meu Espaço ou Minha Conta e depois clicando no link Minhas Buscas.
Minhas Buscas - Buscas da sessão atual
Essa opção contém as seguintes pastas:
*
Buscas da sessão atual — esta pasta lista todas as buscas que você realizou na sessão atual.
*
Salvar Buscas & Alertas — esta pasta lista todas as buscas e alertas que você salvou.
NOTA: Se você não estiver identificado com login e senha, as suas buscas ficarão disponíveis somente na sua sessão atual.
Você mesmo pode executar uma busca salva, ou você pode configurá-la como um alerta que é executado automaticamente, enviando para você por e-mail os novos resultados.
7.2 - O que é um Alerta?
Um Alerta é um processo que executa as suas buscas de forma automática e envia para você os novos resultados por e-mail.
7.2.1 - Visualizando e Ativando Alertas
Para ver a lista de alertas salvos, clique no menu Buscas Salvas & Alertas. Para configurar um alerta para uma busca salva, clique no link Atualizar para cada busca e então especifique as configurações do alerta.
7.3 - Ativando os Feeds RSS
RSS, a sigla para Really Simple Syndication é um formato de distribuição de informações pela Internet, como notícias. Ao usar RSS, você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse é publicada, sem que você tenha de navegar até o site. Por exemplo, usando RSS, um site de notícias ou um blog automaticamente envia os novos artigos para um grupo de assinantes desse "feed".
Os Feeds RSS no Primo são usados para notificar você sobre novos itens encontrados para a sua busca. Os feeds RSS podem ser ativados tanto pelos resultados das buscas como pela pasta Buscas Salvas & Alertas que encontra-se na opção Minhas Buscas. Para poder ler os feed, você precisa é utilizar um leitor de RSS.
Se o seu navegador suporta RSS, clique diretamente no botão RSS. Ao clicar, é aberta uma janela na qual você pode assinar o RSS. Siga as instruções que aparecem na sua tela.
Se o seu navegador não suporta RSS, clique com o botão direito do mouse no botão RSS, copie a URL e a cole no seu leitor de RSS para passar a assiná-la.