DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONSTRUINDO E DIVULGANDO CONHECIMENTO POR MEIO DO RÁDIO E DA INTERNET

2012; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Adriano Antunes Rodrigues,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este trabalho trata da implementacao de um projeto de ensino referenciado na Teoria da Aprendizagem Significativa e no Socio-Interacionismo, em uma turma de segundo modulo do curso de Licenciatura em Ciencias da Natureza. Os estudantes participaram de um programa de producao de insercoes radiofonicas e construcao de um blog sobre radioatividade e energia nuclear, conteudo da unidade curricular Principios da Ciencia II. Os academicos foram subsidiados com conteudos de divulgacao cientifica, teorias de aprendizagem e epistemologia e historia da Ciencia, resultado da integracao de outras duas unidades curriculares: Portugues II e Epistemologia e Historia das Ciencias. Como subsidio para as atividades a serem realizadas pelos estudantes, os docentes construiram um site com textos, imagens, videos e mapas conceituais apresentados em aula como organizadores previos. O projeto buscou a compreensao dos conteudos das unidades curriculares envolvidas e da aprendizagem significativa como referencial de ensino passivel de aplicacao na divulgacao cientifica

Referência(s)