
Reificação da consciência x pensamento crítico: por uma formação docente emancipatória
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4025/imagenseduc.v5i2.24063
ISSN2179-8427
AutoresGlaciane Cristina Xavier Mashiba, João Luiz Gasparin,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho apresenta como foco principal discutir a formacao de professores, tendo como base de analise a Teoria Critica da Escola de Frankfurt. Para isso, pautamo-nos em autores como Adorno, Horkheimer e Kant, bem como expoentes da Teoria Critica contemporâneos, dentre eles, Buck-Morss, Pucci e Leo Maar. Enfatizamos a necessidade de uma formacao docente emancipatoria, na qual, o futuro professor esteja apto a concentrar esforcos no sentido da contradicao e da resistencia, em face de uma sociedade que impoe a heteronomia. Entendemos que, primeiramente, o professor em formacao, precisa desenvolver o proprio pensamento autonomo, para que possa, posteriormente, auxiliar seus alunos a pensarem de maneira nao-tutelada. A formacao docente emancipadora e uma possibilidade, no entanto, como pontua Adorno (1995), faz-se necessario juntar os esforcos rumo a uma “[...] educacao para a contradicao e a resistencia”. Com uma formacao mais consistente, o professor podera, por exemplo, esclarecer aos alunos algumas falsidades contidas nos conteudos veiculados pela industria cultural, por meio da analise de programas de radio ou TV, filmes, propagandas etc., os quais, muitas vezes, remetem o telespectador a ilusao de um mundo perfeito, apesar de todos os horrores presentes na sociedade contemporânea. O docente pode, ainda, analisar junto aos alunos, os sucessos musicais, estabelecendo um paralelo entre os hits que estao no topo das paradas de sucesso e musicas de teor denso. Nessa analise, cabe uma reflexao sistematizada e conduzida pelo professor, a qual propiciara discussoes acerca do conteudo explicitado, junto aos educandos.
Referência(s)