
Proposta de indicadores para um observatório de empreendedorismo no Brasil
2012; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.19177/reen.v5e3201290-121
ISSN1984-3372
AutoresMárcia Regina Santiago Scarpin, Aleksander Roncon, Rion Brattig Correia, Marianne Hoeltgebaum,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste estudo tem por objetivo levantar indicadores que auxiliem na criação e desenvolvimento de um observatório do empreendedorismo no Brasil. Esta pesquisa é considerada um ensaio teórico, com abordagem qualitativa e análise documental. Com base nos estudos de Vesper (1977), foram levantados 10 (dez) indicadores, agrupados em quatro grandes áreas. No grupo G1 – Educação, levantaram-se seis indicadores: 1) pessoas com ensino fundamental; 2) cursos de graduação em universidades federais e estaduais com a disciplina de Empreendedorismo em sua matriz curricular; 3) cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração com a disciplina de Empreendedorismo em sua matriz curricular; 4) eventos em empreendedorismo; 5) artigos publicados com tema “empreendedorismo”; e, 6) teses/dissertações divulgadas com o tema “empreendedorismo”. No grupo G2 – Desenvolvimento Econômico, foram relacionados os indicadores: 7) incubadoras instaladas; 8) empreendedorismo social; 9) capacitação e crédito para empreendedores pelo governo federal; e 10) taxa de desocupação. No grupo G3 – Micro e Pequenas Empresas, foram selecionados indicadores constantes no relatório do SEBRAE (2011). E, finalmente, no grupo G4 – Empreendedor, foram classificados e agrupados indicadores do relatório GEM (2009).
Referência(s)