Dissertação

Entre duas margens = do filme etnográfico ao cinéma-vérité e o lugar do filme La Pyramide Humaine na obra de Jean Rouch

2010; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Luiz Adriano Daminello, Marcius Freire,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente estudo se debruca sobre a construcao do cinema de Jean Rouch, desde o seu primeiro contato com o mundo africano e as questoes pelas quais ele iria se interessar durante a criacao de seus filmes, ate o estabelecimento do cinema-verite, movimento lancado na decada de 60 e que propunha novas relacoes do cinema com o real. Abordamos aqui o interesse de Rouch em transitar entre fronteiras e de estabelecer ligacoes - ou diluicoes - entre procedimentos artisticos e cientificos. Para levar a cabo tal estudo, escolhemos analisar um periodo de sua producao que comeca com seu primeiro filme etnografico, Au pays des mages noirs (1946-1947) ate a realizacao de Chronique d’un ete (1960). Dentro desse periodo esta La pyramide humaine (1959), filme pouco estudado, mas cujas caracteristicas especiais e unicas fazem dele uma ponte determinante entre as primeiras experiencias com os assim chamados “filmes de improvisacao”, Jaguar (1954) e Moi, un Noir (1958) e a eclosao do cinema-verite, movimento que iria influenciar, de forma inelutavel, o filme antropologico em especial, e o cinema moderno de maneira geral. Apoiando nossa reflexao, realizamos uma experiencia de recepcao de La pyramide humaine com jovens recrutados pela ONG Cine-favela, na Comunidade de Heliopolis, junto com estudantes de uma Faculdade de Cinema e tambem com uma atriz profissional. Esperamos que os resultados dessa experiencia, somados as reflexoes acima referidas, ajudem a melhor compreender a obra do extraordinario antropologo-cineasta Jean Rouch, notadamente o periodo de sua carreira a que este estudo se dedica.

Referência(s)