Dissertação

Leon Hirszman e o registro da memória da criação : análise do processo de gênese à recepção crítica em Pedreira de São Diogo (1962)

2014; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 17 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Luciana Giannini Canton, Gilberto Alexandre Sobrinho,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Esta pesquisa realizou uma reflexao sobre o filme Pedreira de Sao Diogo (1962), do cineasta Leon Hirszman (1937-1987). Tratou-se de uma pesquisa que buscou compreender o processo criativo de Hirszman nesse curta-metragem, sua producao e circulacao e as motivacoes que o fizeram eleger e representar o operario como protagonista de sua producao cinematografica inaugural. Deste modo, respeitando cada uma das etapas da realizacao cinematografica, a dissertacao foi dividida em tres partes, cada uma apresentou-se com uma metodologia especifica para seu desenvolvimento. Na primeira, o estudo buscou, por meio da “Critica de Processo” (SALLES, 2006), compreender a criacao deste filme a partir dos documentos produzidos no percurso de sua realizacao, sendo os mesmos disponiveis na Cinemateca Brasileira (SP) e no Arquivo Edgard Leuenroth - AEL (Unicamp). Posteriormente, a pesquisa refletiu acerca da producao do curtametragem, examinando seu caderno de continuidade e os periodicos impressos contemporâneos a sua producao, alem de analisar sua narrativa cinematografica e suas influencias esteticas. Na ultima etapa, houve o trabalho de pesquisa sobre a recepcao critica do filme, por meio das resenhas publicadas, das ponderacoes sobre as divergencias ideologicas entre as liderancas politicas do Centro Popular de Cultura e os cineastas do Cinema Novo e a representacao do operario proposta por Hirszman por meio do conceito de “popular” (RAMOS, 2000; e BERNARDET; GALVAO, 1983).

Referência(s)