Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

COMPUTADORES E LINGUAGENS NAS AULAS DE CIÊNCIAS

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172010120311

ISSN

1983-2117

Autores

Alberto Luiz Pereira da Costa,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Esta resenha apresenta a obra Computadores e linguagens nas aulas de ciencias: uma perspectiva sociocultural para compreender a construcao de significados de Marcelo Giordan , um relevante trabalho que ainda hoje foi pouco divulgado pelos pesquisadores do ensino de ciencias. Neste trabalho o autor busca indicios sobre questoes mediadas a partir de uma construcao teorico-metodologica desenvolvida por autores como Wertsch, Vigotski, Bakhtin e entre outros. Giordan utiliza a perspectiva sociocultural com intuito de analisar as elaboracoes de significados na sala de aula tradicional e tambem suas possiveis interacoes discursivas com o uso de ferramentas computacionais em um ambiente virtual de aprendizagem. O livro e dividido em oito capitulos em que o autor buscar apresentar projetos de extensao, desenvolvidos ao longo dos ultimos dez anos junto com o seu grupo de pesquisa Educacao em Ciencias e Tecnologias Educativas.

Referência(s)